Museu Regional realiza Recital no Órgão de Tubos em celebração a Semana Santa

Programa apresenta músicas sacras e populares

publicado: 27/03/2024 09h04, última modificação: 27/03/2024 09h04

Na próxima quinta-feira, 28, a partir das 19h, o Museu Regional de São João del-Rei realiza Recital no Órgão de Tubos em celebração a Semana Santa. A organista Priscila La Gatta recebe convidados para apresentar um programa inovador que mistura canções sacras e músicas populares brasileiras, passando por nomes como Padre José Maurício Nunes Garcia, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Além de Priscila, cravista e mestra em Música pela UFSJ, o evento conta com a participação dos artistas Ítalo Masi e Sofia Leandro. Nascido em Diamantina-MG, Ítalo iniciou seu envolvimento com a música aos 10 anos. Desenvolveu habilidades como instrumentista de sopro, destacando-se como primeira trompa em uma orquestra local, e explorou seu talento vocal em coros. Em 2018, ingressou na UFSJ para cursar a graduação em Música com ênfase em Canto Lírico, onde tem contribuído ativamente para as atividades musicais da região.

Sofia é formada em Violino e mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, Portugal. Desde 2017, é professora de Violino no Curso de Música da UFSJ. Coordena o programa de extensão Pequenos Grandes Violinistas, voltado para o ensino coletivo de violino a crianças, que atua em parceria com a Ação Cultural Artes Vertentes desde 2020. Integra o Duo Sofia Leandro e Bruno Santos, dedicado à performance de música para violino e percussão.

A entrada é gratuita e aberta ao público. Fica o nosso convite!

O Órgão de Tubos

O Órgão de Tubos chegou ao Museu Regional de São João del-Rei na década de 50, quando o acervo começou a ser montado, após a reforma do casarão. Contudo, estima-se que fora confeccionado na primeira metade do século XVIII e pertencera à fazenda Bela Vista em São Miguel do Cajuru, distrito de São João Del Rei. Com o passar do tempo, esse instrumento entrou em desuso e com isso foi esquecido, silenciando-se até o ano de 2010 quando foi reinaugurado. Seu projeto de restauração foi coordenado pela Associação dos Amigos do MRSJDR, sob o patrocínio da Petrobrás e Itaú Cultural. Desde então, o Museu promove, periodicamente, concertos abertos ao público para que todos possam usufruir e conhecer parte de nossa herança cultural.