Em 1º de julho de 2024, o atual plano monetário brasileiro, o Real, completa 30 anos desde sua implantação. Para entender o Plano Real e suas motivações, é necessário, primeiro, conhecer a história monetária do país.
Por isso, o Museu Regional de São João del-Rei inaugura no próximo dia 28 de junho, às 19h, a exposição “O Beija-flor e o Dragão – 30 Anos de Plano Real”. A mostra apresenta o Plano e seu contexto, com uma coleção numismática particular, e também exibe objetos do acervo museológico que pertenceram ao primeiro Banco de Minas Gerais, o Banco Almeida Magalhães.
A mostra é um passeio pela história do dinheiro no Brasil, desde o período colonial, passando pelos sete padrões monetários antes de, finalmente, chegar ao Real. Além disso, apresenta um panorama dos períodos inflacionários e curiosidades sobre moedas e cédulas. O título brinca com os símbolos do Real, o famoso beija-flor, e da inflação, o dragão, ao mesmo tempo que sugere reflexão se realmente o problema histórico foi vencido.
A exposição “O Beija-flor e o Dragão – 30 Anos de Plano Real” fica aberta para visitação até o dia 15 de setembro.
A mostra conta com o apoio de Agostinho, Café Soberano, Carlos Chagas, CIMOS, Dekalq e Grupo Petroluck’s.
Período de visitação:
28 de junho a 15 de setembro
Horários visitação:
Terça à sexta-feira, de 10h às 17h
Sábados, de 13h às 17h
Domingos, de 09h às 13h
Local:
Museu Regional – Rua Marechal Deodoro, 12, Largo do Tamandaré