O mês de Novembro é marcado pela valorização da cultura afro-brasileira, com o dia 20 sendo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data é uma oportunidade para destacar as lutas históricas do movimento negro, as consequências dos séculos de escravidão no Brasil, o racismo que marca nossa sociedade e, também, para debater sobre temas ligados a ancestralidade, religiosidade, intelectualidade e afetos.
Entre os dias 17 e 24 de novembro, o Museu Regional de São João del-Rei preparou uma semana de eventos, atividades e publicações especiais para refletirmos sobre a data e como podemos promover ações para contribuir com uma sociedade antirracista.
Na sexta-feira, dia 17, a partir das 19h, ocorre a realização de uma live ao vivo no Instagram do Museu Regional com o tema “A importância do matriarcado na cultura afro-brasileira e a preservação das memórias ancestrais”. Para refletir sobre o tema, convidamos Kymane Luzia, atriz, performer e pesquisadora, Ekedji Soraia, atriz e pesquisadora, e Juliana Mota, atriz e professora. Para acompanhar a conversa, basta acessar o perfil do Museu no Instagram: @museuregionalsjdr
Já no sábado, dia 18, às 14h, no Museu Regional, acontece a palestra “O racismo no cotidiano brasileiro”, com a presença da psicóloga Kátia Cilene da Silva. Após a conversa, será realizada uma visita mediada ao Museu. Na sequência, a Fundação Internacional Capoeira Artes das Gerais apresenta uma roda de capoeira no Largo do Tamandaré, em frente ao prédio do Museu.
Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Esperamos vocês!