Museu Regional oferece curso ao público na 22ª Semana de Museus

Curso de educação museal emite certificado para participantes

publicado: 24/04/2024 14h05, última modificação: 24/04/2024 14h05

A 22ª Semana Nacional de Museus está chegando e ocorre entre os dias 13 e 19 de maio. Em 2024, a temática escolhida para o evento foi “Museus, Educação e Pesquisa”. O objetivo é apresentar a atuação fundamental dos museus brasileiros como espaços de experiências, trocas, construções, conhecimentos, educação e pesquisa.

Como parte da programação, o Museu Regional de São João del-Rei organizou o curso “Educação Museal – Introdução à teoria e prática”, de 14 a 16 de maio, às 09h30. A atividade introdutória, além de ser uma oportunidade de pesquisa e compartilhamento de conhecimentos, também proporciona possibilidades de desenvolvimento social, já que muitos museus na região precisam de profissionais especializados para seus programas educativos e culturais.

O curso presencial é destinado a graduandos e graduados em Pedagogia, além de todas as licenciaturas que tenham interesse em trabalhar com educação nos museus. Ao final, serão emitidos certificados para aqueles que apresentarem 75% de frequência.

Você que tem interesse em educação nos museus e gostaria de trabalhar nessa área, participe! As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail mrsjdr.educativo@museus.gov.br. Basta enviar o nome completo e o CPF, manifestando interesse na atividade.

Semana de Museus

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema. Anualmente, o tema é proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, como forma de celebrar o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.