Semana de Museus

Museu Regional lança programação da 21ª Semana Nacional de Museus

Programação conta com eventos variados ao público

publicado: 05/05/2023 11h08, última modificação: 22/05/2023 15h05

A 21ª Semana Nacional de Museus está chegando: de 15 a 21 de Maio!

Com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, o evento tem o objetivo de refletir a importância dos museus como ambientes que promovem o bem-estar e contribuem para a sustentabilidade. A Semana é promovida pelo Instituo Brasileiro de Museus (IBRAM) para celebrar o Dia Internacional dos Museus, em 18 de Maio. O Museu Regional de São João del-Rei preparou uma programação diversificada para o evento.

Na quinta-feira, dia 18, o Museu promove uma Visitação às Pinturas Rupestres da Serra do Lenheiro. O propósito é conhecer um patrimônio natural muito importante para a região, estar em contato com a natureza e refletir sobre a importância da preservação. A saída acontece às 07h30min, com a concentração sendo na entrada do Museu. Para essa atividade, o valor destinado para o guia que irá acompanhar o grupo será de R$10,00. As inscrições devem ser feitas antes, por e-mail ou diretamente no Museu Regional. O pagamento é feito no dia da visita. Ressalta-se a importância de utilizar roupas adequadas, protetor solar e levar garrafa de água. O percurso possui um trajeto fácil, com duração de 4 horas, e aproximadamente 10km, somando ida e volta.

Já no dia 19, sexta-feira, acontece a “Troca de Saberes: Oficina de Bordado”, a partir das 15h, também no Museu Regional. A oficina é aberta ao público e possibilita o compartilhamento de saberes entre pessoas já experientes no bordado e aquelas que estão em aprendizado. Os materiais sugeridos são: pedaços de tecido, linhas de meada de cores variadas, agulha, tesourinha de ponta final ou de arremate, caneta ou lápis 2B e bastidor.

A programação é livre, gratuita e aberta à todos os tipos de público. Os museus são espaços de criação e relação da sociedade com a cultura, a educação, a saúde mental, a inclusão social, a diversidade e a conexão com a natureza. Por isso, a Semana de Museus traz essa temática para ressaltar o papel fundamental do bem-viver, do desenvolvimento sustentável, do lazer a do contato com as diversas produções artísticas. A intenção é apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Esperamos vocês e contamos com sua participação!

Confira a programação completa:

18/05 – quinta-feira

Visitação às Pinturas Rupestres

Destino: Serra do Lenheiro

Saído do Museu Regional

Trajeto: Fácil

Duração: 4 horas

Distância: aprox. 10km (ida e volta)

E-mail para inscrição: mrsjdr.educativo@museus.gov.br

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 12, Centro – Largo do Tamandaré

19/05 – sexta-feira

“Troca de Saberes: Oficina de Bordado”