Reforma

Museu Regional fecha para obras no telhado

publicado: 11/01/2019 10h31, última modificação: 27/09/2019 10h32

Obras de manutenção no telhado do Museu Regional de São João del-Rei começam em janeiro.

A partir do dia 21 de janeiro, o Museu Regional de São João del-Rei fica fechado para visitas devido a obras de manutenção. A sala de exposições de curta duração mantém seu funcionamento até o dia 10 de fevereiro, quando se encerra “Palavra Sólida”, última mostra temporária antes do período de reformas. Após essa data, o museu fica completamente fechado à visitação. A previsão é que as reformas durem cerca de 120 dias.

Devido a isso, o acervo que compõe a exposição de longa duração do museu será desmontado e realocado, garantindo a segurança das peças. O telhado do antigo prédio apresenta pontos de gotejamento, além do constante entupimento de um dos canos de descida de águas pluviais. A cobertura da biblioteca do museu, ao lado do edifício principal, também passará por reparos na estrutura.

O processo de solicitação da reforma até a aprovação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi cuidadoso para garantir transparência, segurança e preservação do espaço museal. A empresa que realizará as obras passou por processo de licitação e deverá seguir uma série de exigências previstas por lei e documento oficial.