Semana de Museus

Museu Regional entrega livros à aldeia indígena

publicado: 02/08/2019 13h03, última modificação: 27/09/2019 16h18

Material foi publicado em maio deste ano e é baseado em entrevistas com membros da Muã Mimatxi.

A equipe do Museu Regional visitou a aldeia Pataxó Muã Mimatxi, em Itapecerica (MG), para a entrega do livro “Será que tem indígena aqui?”. O encontro aconteceu na quarta-feira (31 de julho), quando 80 volumes foram disponibilizados para os membros da aldeia. Além da entrega do material, também foi exibido o vídeo-documentário que complementa a publicação.

Desde 2015, o Museu Regional mantém parceria com a aldeia, quando a instituição realizou a exposição “Memória Indígena: a história que não nos contaram”. A partir de então, o contato frequente deu origem ao livro.

Publicado em maio de 2019, durante a Semana Nacional de Museus, a obra apresenta uma série de textos sobre a presença indígena no Estado de Minas Gerais, com ênfase na região próxima de São João del-Rei. Parte do conteúdo é baseado na história, cultura e educação dos integrantes da Muã Mimatxi – com distribuição gratuita.

Recepção na aldeia

Recebidos pelo Cacique Kanátyo Pataxó e outros integrantes da aldeia, a equipe do Museu Regional foi convidada a conhecer a exposição da jovem Hama, de 5 anos.

Idealizada pela pequena pataxó, a mostra de desenhos está exposta em uma das salas de aula da escola Muxã Mimatxi. Contém desenhos produzidos pela própria Hama e por outras crianças da comunidade. As imagens narram as diferenças de relacionamento dos povos indígenas e não-indígenas com a natureza, abordando temas como preservação e poluição – tudo sob o olhar das crianças a partir de suas próprias crenças e tradições.

Durante a visita à exposição, a pequena Hama fez questão de explicar sozinha todos os desenhos.