Serão seis dias com diferentes iniciativas voltadas para o público são-joanense
Entre os dias 18 a 23 de novembro de 2019, o Museu Regional, em parceria com outras instituições, realiza a Semana da Consciência Negra. Ao longo de seis dias o Museu irá sediar atividades temáticas como: exposição, sarau, Cine Museu temático, oficina e mais.
Na segunda-feira (18), às 10h, abrindo a semana, a artista Maria de Fátima Loureiro Vasconcelos abre a exposição “SOMOS NÓS – Documentos Retratados”, e participará de uma roda de conversa. A exposição foi inspirada em fontes históricas: registro de batismos, casamentos da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei, fotografias, desenhos e jornais antigos. As obras expressam o incômodo da artista com a cicatriz causada pela escravidão no mundo. Elas nos convidam a refletir sobre a nossa responsabilidade com o passado e as suas consequências sociais no presente. Importante ressaltar que a exposição fica aberta até o dia 01 de dezembro de 2019.
No segundo dia, as artistas Lariella e Jéssica Lemos promovem um debate, abordando a trajetória de mulheres negras na arte. O encontro está marcado para começar as 15h.
Já na quarta-feira, dia (20), um sarau propõe que o público apresente textos, poemas e músicas com temática que valorize a cultura e história dos povos negros no Brasil. O evento começa às 15h ocorre um sarau.
O tradicional programa “Cine Museu” também terá participação especial. Uma edição especial do evento propõe um debate baseado no filme “Bem-vindo a Marly-Gomont”, o longa-metragem de origem francesa retrata a luta do médico, Seyolo Zantoko, que saiu do Congo para trabalhar na França no ano de 1975 e precisa vencer as adversidades para exercer a sua profissão no país europeu. A exibição ocorre no auditório do Museu Regional, às 14h30, no dia (21), quinta-feira.
Utilizando de música e poesia como ferramentas para tratar sobre o racismo, Jackson Guedes promove uma oficina no penúltimo dia da semana, ou seja, na sexta-feira dia (22), às 10h.
Encerrando as atividades, a fotógrafa Beatriz Domingues e a antropóloga Gláucia Buratto oferecem uma exibição de fotografias e histórias capturadas em trabalhos com comunidades quilombolas. A projeção acontece no sábado (23), às 16h.
A Semana da Consciência Negra é um período importante e tradicional para o Museu Regional de São João del-Rei. Nos dias que ocorrem as diferentes atividades, o intuito é refletir a respeito da importância do povo e da cultura afro-brasileira para a sociedade como um todo.