Museu Regional é cenário de gravações para XXI Semana da Língua Italiana no Mundo

Rede diplomática-consular e Institutos Culturais Italianos promovem programação de eventos em mais de 100 países

publicado: 15/10/2021 16h56, última modificação: 03/11/2021 12h17

O Museu Regional de São João del-Rei, por intermédio do artista plástico e agente consular honorário Guido Boletti, cedeu seu espaço para gravações que irão compor parte da programação da XXI Semana da Língua Italiana no Mundo – ou, em italiano, XXI Settimana della Lingua italiana nel Mondo. O evento estreia na segunda-feira, 18 de outubro, com transmissões pelo Youtube do Consolato d’Italia in Belo Horizonte. Neste ano, o tema escolhido busca homenagear os 700 anos da morte de Dante Alighieri, considerado o maior escritor de língua italiana e um dos mais importantes da literatura universal.

São João del-Rei compreende uma ampla gama de culturas e histórias, acolhendo também a identidade italiana vinda pelos trilhos da Estação Ferroviária Oeste de Minas em meados do século XIX. Introduzidas nas Colônias, diversas famílias imigrantes da Itália aqui se estabeleceram e deixaram um legado de história e contribuição no desenvolvimento da cidade. Tal vínculo afetivo fez com que o município e as instalações do Museu Regional servissem de cenário para uma das apresentações deste evento internacional.

O Casarão que sedia o Museu foi palco de gravações de versos da Divina Comédia e músicas da época, com participação de membros do Grupo Madrigal Beija-flor e Teatro da Pedra, além da organista Elisa Freixo.

Semana da Língua Italiana

O evento envolve variadas instituições, dentre associações de italianos no exterior, universidades, comitês da Sociedade Dante Alighieri, consulados italianos e institutos culturais italianos no mundo todo. A programação completa inclui mais de 900 eventos em 100 países, numa iniciativa que surgiu em 2001, quando o então presidente da Accademia della Crusca, Francesco Sabatini, propôs sua criação com o objetivo de promover a língua italiana em todo o mundo.

Cada edição é dedicada a um tema específico relativo ao uso de campo da língua italiana e, em 2021, traz homenagens ao primeiro e maior poeta da língua italiana. Para acompanhar o resultado da produção e ficar por dentro de mais ações, acompanhe o canal Consolato d’Italia in Belo Horizonte no YouTube.