Semana do Patrimônio

Museu Regional de São João del-Rei realiza eventos na 4ª Semana do Patrimônio

Temática escolhida comemora os 60 anos da abertura do Museu

publicado: 27/02/2023 15h37, última modificação: 15/03/2023 14h31

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta a 4ª edição da Semana do Patrimônio, de 06 a 10 de março. O tema escolhido, “O Museu do Patrimônio”, é uma referência à forma pela qual o Museu ficou conhecido pelas pessoas da cidade desde que foi criado, reforçando a sua relação com o município e o Campo das Vertentes.

Neste ano, o Museu Regional completa 60 anos, desde sua abertura oficial em julho de 1963. Além de sua importância histórica, a data é uma oportunidade para refletir sobre o museu e sua relação com a cidade.

Por isso, a intenção desta edição da Semana do Patrimônio é mostrar o museu “por dentro”, seu funcionamento, infraestrutura e equipe, além de contar sua história e a importância para a região. Para isso, realiza-se uma parceria com a Escola CESEC Professor José Américo da Costa, situada no bairro Tejuco, cujos alunos e alunas são estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A escola já foi parceira do museu em outras atividades e, nos dias 9 e 10, participam de visitas mediadas e rodas de conversa no Museu.

A programação da Semana do Patrimônio também marca o retorno do Cine Museu. O projeto, criado em 2019, para a exibição de filmes e debates temáticos teve que ser interrompido devido à pandemia. Nesta edição, foram escolhidas produções do início e meados do Século XX, sendo consideradas obras que marcaram época no cinema nacional e mundial. A primeira sessão, no dia 06/03, apresenta a exibição do filme “Grande Sertão: Veredas”, de 1965, uma adaptação baseada no livro do escritor Guimarães Rosa. O filme faz parte do chamado “Ciclo do Cangaço do Cinema Brasileiro” e conta a história de Riobaldo, homem que se junta a um grupo de jagunços nas regiões do sertão mineiro e o “amor proibido” entre ele e Diadorim.

Confira a programação completa:

Cine Museu

Descrição: Exibição do filme “Grande Sertão: Veredas”, de 1965, baseado no livro de Guimarães Rosa

Local: Museu Regional de São João del-Rei

Visitas Escolares

Descrição: Visitas mediadas e rodas de conversa com turmas da Escola CESEC Professor José Américo da Costa

Data: 09 e 10/03

Local: Museu Regional de São João del-Rei