Na próxima sexta-feira, dia 7 de março, às 19h, o Museu Regional de São João del-Rei inaugura as exposições “Tambores Folias Procissões” e “O Movimento da Vida pela Mão da Ceramista”. De autoria, respectivamente, dos artistas Aluã Rosa e Lilian Almeida, as mostras apresentam como tema as festividades populares e as tradições religiosas.
Com sete peças feitas em cerâmica, “O Movimento da Vida pela Mão da Ceramista” apresenta parte do trabalho de conclusão do curso em Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del-Rei. A autora buscou inspiração na cultura afro-brasileira presente no Bairro São Geraldo, em São João del-Rei, em suas vivências no Grupo de Inculturação Raízes da Terra e no Grêmio Recreativo Escola de Samba do mesmo bairro, além de peças inspiradas nos orixás do candomblé.
Já a exposição de Aluã Rosa, “Tambores Folias Procissões”, busca inspiração nas tradições religiosas populares são-joanenses, como as Congadas, Catopés e Folias de Reis. Com mais de 20 aquarelas, as pinturas se dividem em três temáticas: personagens de cortejos, procissões católicas e representações da arquitetura religiosa da cidade.
A visitação completa do Museu será reaberta ao público a partir do dia 11 de março, com acesso aos andares superiores e às exposições do acervo histórico.
Desde novembro, o Museu Regional de São João del-Rei encontrava-se fechado devido a interrupção dos contratos de prestação de serviço – o que deixou a instituição com considerável desfalque de colaboradores. Com as novas contratações, o Museu está pronto para a reabertura total.
A entrada é gratuita para todos os públicos.
Serviço:
Exposições: “Tambores Folias Procissões” e “O Movimento da Vida pela Mão da Ceramista”.
Inauguração: sexta-feira, 7 de março de 2025, às 19h.
Reabertura do Museu: terça-feira, 11 de março.