Museu Regional de São João del-Rei comemora a 5ª Primavera de Museus

publicado: 15/09/2011 13h02, última modificação: 25/09/2019 13h05

O Museu Regional de São João del-Rei/IBRAM/MinC apresenta, dia 15 de setembro, como parte das comemorações da 5ª Primavera de Museus, que tem por tema “mulheres, museus e memória”, uma programação especial.

Na Galeria Térrea da Exposição de Longa Duração às 18h30 o organista alemão, Wolfgang Zerer executará peças no Órgão de Tubos do Museu Regional. Wolfgang Zerer é professor na Faculdade de Música em Groningen / Holanda e ministrou concertos e masterclasses em quase toda a Europa, Israel, EUA, Japão e Coréia do Sul.

O Órgão de Tubos que será utilizado no recital foi restaurado, recentemente, sob a coordenação técnica da organista Elisa Freixo. Fabricado no final do século XVIII, na região de São João del-Rei, o instrumento é o único de origem civil em funcionamento que foi confeccionado no Brasil, com técnicas e matérias-primas locais.

Na sala de exposições de curta duração, a partir das 20h, a exposição Oratórios Mineiros dos Séculos XVIII e XIX – A Coleção do Museu Regional de São João del-Rei estará aberta ao público. De gosto apurado, e de grande valor histórico e artístico, a coleção de oratórios mineiros dos séculos XVIII e XIX do Museu Regional de São João del-Rei se formou durante as décadas de 1950 e 1960, quando a equipe de profissionais do então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), liderada pelo Dr. Rodrigo Melo Franco de Andrade deu início a aquisição de acervo para a montagem dos futuros Museus Regionais de Minas Gerais. Na atualidade a Coleção apresentada na exposição é memória, revelando um pouco da intimidade e do universo controlado das casas e o mundo de “harmonia e calma” administrado pelas mulheres.