Museu Regional de São João del-Rei apresenta a exposição Concerto

publicado: 22/10/2015 16h50, última modificação: 25/09/2019 16h52

O Museu Regional de São João del-Rei – MRSJDR recebe a exposição Concerto do artista Guido Boletti. A mostra ficará em cartaz do entre os dias 22 de outubro e 29 de novembro.

O trabalho do artista faz referência à relação entre a música e a pintura por meio da arte abstrata. O “músico das cores” expõe 22 obras que exibem o seu olhar no diálogo entre notas musicais e tintas que são retratadas em telas e esculturas.

Sobre Guido Boletti

Confira abaixo o texto de Fernando Fabbrini sobre o artista Guido Boletti:

“O garoto Guido passava todos os dias pela praça, rumo à escola. No seu caminho, uma estátua de Giuseppe Verdi, desgastada pelo tempo e de ar compenetrado, lançava olhares sedutores. Guido podia ouvi-la: “Dai, bambino! Quando começamos as aulas? Affrettati!” Não foi fácil. O garoto Guido trazia no coração melodias e harmonias que pulsavam, emocionadas. Porém, não tinha ideia de como trilhar aquela via desconhecida que a estátua, solene, lhe apontava. O tempo passou, seus caminhos se ampliaram, ganharam a dimensão do mundo. Verdi ficou na praça de Milão, soberano e eterno. E Guido Boletti foi em frente: tomou a batuta que pendia das mãos do maestro, multiplicou-a como num milagre, fazendo desse único instrumento de madeira dezenas, centenas de pincéis. Com eles, ousou traços além da rigidez das partituras, criando acordes fascinantes. As cores e seus meios-tons formaram uma sinfônica inusitada. Sob a regência inspirada de Guido, as formas agitaram-se, livres e rebeldes – combinando brincadeiras, pulando aqui e ali sobre a tela branca, contestando velhos estilos, fazendo travessuras sob o olhar generoso do pintor. Foi assim a transmutação do ex-futuro aprendiz de música no maestro-artista que todos nós conhecemos e admiramos. Verdi, assoviando La Traviata pela enésima, lá no Paraíso, deve estar muito orgulhoso de seu discípulo e sua orquestra de Pinóquios, ninfas, rostos, bichos e mistérios.”