Primavera dos Museus

Museu Regional apresenta programação especial para a 17ª Primavera dos Museus

Temática aborda memória e grupos que compõem a nossa democracia

publicado: 12/09/2023 10h46, última modificação: 02/10/2023 14h38

A 17ª edição da Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), está chegando!

Entre os dias 18 e 24 de setembro, os museus realizam diversos eventos relacionados à temática “Memória e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. Pensando nos agentes que constroem a democracia brasileira, o Museu Regional de São João del-Rei preparou uma programação muito especial.

No dia 18/09, às 14h, o Museu Regional exibe o vídeo “Será que tem indígena aqui?”. Nele, Kanatyo e Siwë, dois líderes da aldeia Pataxó Muã Mimatxi, localizada em Itapecerica (MG), apresentam a sua história, seus costumes e visões de mundo. O vídeo foi produzido pela equipe de Assessoria de Comunicação do Museu, em 2019, como parte de um projeto que deu origem ao livro de mesmo nome.

No dia seguinte, 19, às 14h, é a vez da apresentação sobre a Memória do Movimento LGBTQIAP+, com a presença do convidado Carlos Bem. Jornalista e Mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura (UFSJ), Carlos faz parte do Movimento LGBTQIAP+ da Região das Vertentes. Possui especialização em Antropologia (UCAM) e é doutorando em Linguística Aplicada (UFRJ). Tem experiência em projetos que articulem linguagem, comunicação e cidadania LGBTIQIA+ com um olhar para o contexto de cidades históricas de Minas Gerais.

Já na quarta-feira, dia 20, a partir das 19h, acontece o Encontro do Movimento LGBTQIAP+ da Região das Vertentes. Felipe Augusto Adão e os integrantes do Movimento realizam um encontrão pela primeira vez no Museu Regional. O evento, geralmente, acontece na própria sede do movimento, mas em virtude da Primavera de Museus será realizado aqui na instituição.

Na quinta-feira, dia 21, às 19h, o Museu Regional recebe as senhoras D. Vicentina Teixeira e D. Izabel Almeida para falar sobre a história e a memória do Movimento Negro de São João del-Rei. Após a apresentação, teremos um momento para perguntas, comentários e debates sobre a temática.

Finalizando o evento, no dia 22, ocorrem atividades para a formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. O curso terá duas turmas, uma com início às 09h e a outra com início às 13h30. As responsáveis são as professoras Christianni Morais e Kelly Julio, da Universidade Federal de São João del-Rei, que irão abordar temas como patrimônio e diversidade. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail mrsjdr.educativo@museus.gov.br, com o envio de nome, um número de documento e a escola.  A atividade faz parte do Projeto PROPHA, com financiamento da PROEX e da Fapemig (APQ 03748-22).

Olha essa programação incrível, não dá para perder né?! Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Contamos com a presença de vocês!

Primavera de Museus

O evento é realizada anualmente pelo IBRAM, envolvendo instituições culturais e museus em todo o país, para promover espaços de reflexão e diálogos sobre temáticas sociais relevantes. Para esta 17ª edição, o tema escolhido foi “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

As memórias da comunidade LGBTQIA+ e a luta por direitos e respeito, enfrentando perseguições em muitas sociedades. As memórias e os conhecimentos ancestrais dos povos indígenas que enfrentaram (e enfrentam) séculos de colonialismo e exploração. As memórias das comunidades quilombolas que surgiram pela resistência e luta contra a escravidão e o racismo.

Onde estão essas pessoas nos museus? Que acervos representativos de suas culturas eles preservam? Como eles são apresentados para a sociedade e como os museus contribuem para seu reconhecimento e valorização?

A democracia se faz com muitas mãos e a participação/protagonismo desses grupos, que ainda são invisibilizados e vítimas constante de violências, é fundamental para um país mais justo, plural e igualitário.