Primeira Expedição Regional visita distrito com quase 300 anos de idade
O Museu Regional, nessa segunda-feira (9), deu início ao projeto Expedição Regional. Em parceria com o guia turístico e pesquisador Luís Miranda, a instituição promoveu uma caminhada de 13km pela região da Serra do Lenheiro até o distrito de São Gonçalo do Amarante (Caburú), na zona rural de São João del-Rei.
O grupo, formado por 12 pessoas, partiu do Largo Tamandaré, no centro da cidade, em direção ao Bairro Senhor dos Montes. Durante a mediação, Miranda apresentou as particularidades da mineração de ouro – que deu origem ao povoamento da região – e falou sobre a capela local, construída em meados do século XVIII.
Percorrendo a Trilha dos Tropeiros, já fora da zona urbana, a expedição pôde conhecer aspectos geológicos e ambientais da Serra do Lenheiro. Durante o trajeto, foram debatidos diversas questões sobre a exploração mineral iniciada há 300 anos e que ainda hoje se reflete na cultura e memória dos habitantes de São João del-Rei.
Já no distrito do Caburú, a comitiva visitou a Igreja de São Gonçalo, construída entre 1720 e 1730. Junto ao responsável local, Miranda apresentou as características iconográficas do templo barroco, contextualizando a história do lugar com a mineração, agricultura e povoamento da região.
A Expedição Regional foi idealizada após diversas visitas mediadas promovidas pelo Museu ao longo dos últimos anos. As minas de ouro de São João del-Rei, as Serras São José e Lenheiro, além de outras caminhadas por pontos históricos da cidade são alguns exemplos de mediação que fizeram parte das atrações das Semanas de Museus e do Meio Ambiente, entre 2015 e 2018. Percebendo o interesse do público, a diretora do Museu Regional, Rosiane Nunes, propôs a realização mensal de expedições, organizadas pela instituição para apresentar aos moradores e turistas interessados os diferentes aspectos do patrimônio arquitetônico, cultural e natural. “É preciso conhecer para poder dar valor e preservar”, comenta Rosiane.
Por João Victor Militani