Semana de Museus

Live do Museu Regional acontece em maio

Evento faz parte da Semana de Museus e discute a diversidade religiosa nos acervos museológicos.

publicado: 11/05/2020 12h08, última modificação: 21/05/2020 09h51

O Museu Regional realiza, nos dias 18 e 20 de maio, o ciclo de debates “Reflexões sobre o objeto devocional em museus.” O evento acontece online, com transmissão ao vivo pela página da instituição no Facebook, e faz parte da programação da 18ª Semana Nacional de Museus.

Na segunda-feira (18), a partir das 19h, ocorre a live “Proseando sobre o objeto devocional musealizado”, com participação do historiador e coordenador do curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Prof. Dr. Jezulino Lúcio Mendes Braga, e do arquiteto, museólogo e diretor do Museu de Arte da Sacra de Paraty, Me. Julio Cezar Neto Dantas.

O debate pretende abordar a relação do objeto devocional com sua condição de bem cultural. E levantar questões como: os museus abrem espaço para a diversidade religiosa? As peças devocionais expostas em museus perdem seu teor de sacralidade?

A segunda live ocorre na quarta-feira (20), também às 19h, com o historiador e  mestrando em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Lucas Rodrigues. Intitulada “Oratórios Domésticos: devoção e arte em Minas Gerais”, a apresentação aborda a posição destas peças na história, cultura e religiosidade do estado e sua ressignificação a partir do momento em que se tornam objetos musealizados.

As duas transmissões contam com apresentação e mediação da diretora do Museu Regional de São João del-Rei, Eliane Marchesine Zanatta. Os expectadores também podem participar, enviando perguntas através do sistema de comentários do Facebook.

Devido ao período de isolamento social realizado em combate à pandemia do novo coronavirus (SARS-CoV-2), os eventos presenciais propostos para a Semana Nacional de Museus foram adaptados para acontecer em ambiente virtual.

Para ter acesso ao conteúdo, basta seguir a página do Museu Regional no Facebook.

18ª Semana Nacional de Museus

Com o tema “Museus para igualdade: diversidade e inclusão”, a Semana de Museus 2020 busca uma reflexão sobre as desigualdades presentes na sociedade e o papel que as instituições museológicas podem desempenhar para discutir e amenizar tais situações.

O evento, que acontece anualmente, em homenagem ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e incentivado e organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).