Exposição traz peças que relembram a melhor parte da vida
No dia 11 de outubro, às 20hs, o Museu Regional convida todas as pessoas que já brincaram ou brincam para comparecer a abertura da exposição “Memórias da Infância”. Serão expostos brinquedos feitos de materiais baratos, como barro e papel, alguns produzidos por alunos das escolas municipais de São João del-Rei, uma coleção de pipas da Brinquedoteca da UFSJ e fotografias de professoras de escolas da cidade. Além da inauguração, teremos também o recital de órgão de tubos, com Elisa Freixo, às 19h15. A entrada é gratuita.
O principal objetivo da exposição é pensar o lugar das crianças e a infância em nossa sociedade, estabelecendo um diálogo com as gerações que nos antecederam. Os brinquedos de antigamente, criados pelas próprias crianças, assim como o modo como elas brincavam, simbolizam uma cultura que vem se perdendo. Atualmente, os brinquedos são comprados e corremos o risco de perder dimensões importantes da cultura infantil que sobreviveram e foram reelaboradas ao longo de muitos séculos.
Algumas das peças que fazem parte da mostra são de coleções já estabelecidas, cujos proprietários são parceiros na exposição. Outras são resultado de oficinas realizadas pelo grupo que participa do Programa de Educação Patrimonial, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Museu Regional e o Laboratório de História e Memória da Educação, coordenado pela profa. Dra. Christianni Cardoso Morais do Departamento de Educação da UFSJ.