Evento

I Encontro de Pesquisa e Performance Musical da UFSJ acontece no Museu Regional de São João del-Rei

Primeira versão do evento e terá como tema a Música Sacra Mineira

publicado: 05/09/2022 11h18, última modificação: 05/09/2022 11h19

O Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei, em parceria com o Museu Regional, realiza o I Encontro de Pesquisa e Performance Musical, com oficinas, palestras e apresentações de órgão e espineta com o músico Robson Bessa. Os eventos acontecem no espaço do Museu nos dias 5 e 6 de setembro, voltados para alunos de música e para o público geral.

Na manhã e tarde da segunda-feira, 5, acontece uma oficina de órgão de tubos e espineta sob responsabilidade de Robson Bessa. O evento é voltado para alunos do curso de Música da UFSJ e demais interessados da área. Além das aulas no instrumento do museu, o evento também conta com acompanhamento vocal e ensaio aberto.

Já na noite de terça-feira, 6, dois eventos estão programados em sequência. Das 18h às 18:30, Bessa apresenta uma palestra sobre o Órgão de Tubos, passando pela história do instrumento, a prática musical e o repertório. E encerrando o evento, a partir das 19h, os cursos de Pós-graduação e Graduação de Música da UFSJ realizam um concerto musical, com a presença do Grupo Vocal, Anders Chapelon, Robson Bessa, e Instrumentistas. Os dois eventos são abertos ao público.

Com teor acadêmico, mas voltado ao público geral, o objetivo do Encontro é proporcionar diálogos entre as pesquisas realizadas sobre a Música Sacra Mineira e sua performance musical. Portanto, para completar o ciclo serão utilizados os saberes adquiridos com as pesquisas e observar o impacto no resultado final: o efeito sonoro da execução musical.