Herança e arte indígena invadem o Museu Regional

publicado: 17/03/2016 17h31, última modificação: 25/09/2019 17h32

O Museu Regional de São João del-Rei, em parceria com o Centro Cultural de Arte Indígena do Brasil, realiza a exposição “Brasil Indígena – Herança e Arte”, como parte das comemorações em torno do Dia do Índio. A mostra, dedicada à cultura e à arte dos povos nativo-brasileiros, acontece entre os dias 17 de março e 1° de maio de 2016.

A coleção exposta conta com 52 itens, entre adornos corporais, móveis, cerâmicas, cestos, armas e utilitários, manufaturados por índios de 17 diferentes etnias dos Estados de Mato Grosso, Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. Além das peças, a mostra também conta com diversas fotografias que ilustram o dia-a-dia das sociedades indígenas, que tanto contribuíram para a construção da sociedade atual.

Para o curador da exposição, Evandro Baccara Kelmer, a arte indígena é exaltação do que nos pertence, “Este trabalho é o reflexo claro do reconhecimento do que é nosso, da capacidade criativa e inigualável do nosso povo. Mas também comprova que a beleza extrapola as regras, conhecimento científico e a tecnologia. Vem da alma do ser humano.” Segundo ele conhecer as peças possibilita ao visitante uma melhor interação com a cultura dos índios brasileiros, bem como a possibilidade de desfrutar momentos de reflexão e observação.