Museu Regional apresenta mostra contemporânea de arte colaborativa
O Governo de Minas e a Oi apresentam a 5ª edição do Simbio, entre os dias 4 e 28 de agosto, no Museu Regional de São João del-Rei. O evento propõe a abordagem de temas contemporâneos com a arte colaborativa, simbiose artística e a preocupação na capacitação constante de público e profissionais de Arte Contemporânea. A abertura será no dia 4 de agosto, às 20hs, com entrada gratuita.
Para esta edição, foram convidados artistas plásticos de vários locais de Minas Gerais. Dentre eles, Aruan Mattos e Flavia Regaldo, belo horizontinos, ganhadores de diversos prêmios, “Barulhista” artista sonoro e compositor de trilhas sonoras, com trabalhos realizados em companhias teatrais e de dança de destaque em Minas e SP; a bonequeira Cássia Macieira, que tem um de seus bonecos estampado na capa do disco de Arnaldo Antunes; o fotógrafo João Castilho, o performer e artista plástico Shima; e o grafiteiro Warley Desali. Cada um desses artistas terá um espaço dedicado para suas obras na exposição, sejam com vídeos, esculturas, aquarelas e muito mais.
O Simbio busca artistas que se destacam no cenário mineiro, como afirma o diretor artístico e idealizador do projeto, Jeff Santos “Nestas cinco edições, podemos afirmar que o Simbio é reconhecido pelo seu importante papel ao criar um diálogo multimídia entre os artistas e o público. O evento prima pela busca de artistas que apresentam potencial para dialogar com outras artes, saindo assim do lugar comum”.
O Simbio
A 1ª edição do SIMBIO aconteceu no final de 2008, com a participação de quatro jovens e premiados criadores mineiros: Cláudio Santos (design), Grace Passô (dramaturgia), Roberto Bellini (artes plásticas) e Fred Paulino (intervenções urbanas).
Em 2012, o SIMBIO teve seis artistas de diferentes áreas contemplados e posteriormente cada um deles selecionou dois ou três colaboradores de um campo do conhecimento diferente daqueles em que atuam para desenvolverem instalações, que foram expostas no Espaço Mari’Stella Tristão, do Palácio das Artes.
Em 2013, participaram três coletivos: Azucrina, Fósforo Arquitetura e MIR, que apresentaram obras que em comum tratavam da conexão, exploração e a quebra de barreiras. Já a última edição do Simbio, em 2014, contou com os artistas Conrado Almada, Leandro HBL e Brigida Campbell.