Exposição

Exposição de curta duração do Museu Regional traça panorama sobre a música são-joanense

publicado: 20/09/2012 13h06, última modificação: 25/09/2019 13h11

O Museu Regional de São João del-Rei/IBRAM inaugurou, no dia 20 de setembro, a mostra A Música, o Museu e a Cidade. A coleção apresenta a relação da cidade de São João del-Rei com a musicalidade e a trajetória de grandes músicos são-joanenses. Instrumentos, fotografias, textos e partituras contam a história das instituições musicais da cidade, ressaltando seus regentes e seus compositores. A exposição fica aberta até março de 2013 e receberá recitais de música.

O acervo reunido abrange partituras, históricos e diversos objetos cedidos pelas orquestras Lira Sanjoanense e Ribeiro Bastos, Banda Theodoro de Faria, Sociedade de Concertos Sinfônicos e outros acervos pessoais. A exposição faz parte da programação da 6ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com o tema A função social dos museus.

Segundo o diretor do Museu Regional, João Luiz Domingues Barbosa, a iniciativa de montar essa exposição é um dos passos de um trabalho que estabelece uma relação maior entre a cidade e o museu e desperta sua função social. “A intenção é chamar cada vez mais a atenção da sociedade para seu passado e suas raízes, além de homenagear essa tradição tão bonita de São João del-Rei”.

Entre os instrumentos reunidos estão trompa, trompete, tuba, clarone, oboé, bandolin e violão. São destaques o contrabaixo de João Onofre, o bombardino de Theófilo Inácio Rodrigues, a flauta de ébano de Emilio Viegas e partituras de Ribeiro Bastos e Padre José Maria Xavier.