Aniversário

Espetáculo teatral “Partidas” e show com Chico Lobo marcam as comemorações dos 60 anos do Museu Regional

Os eventos são gratuitos e abertos ao público

publicado: 11/07/2023 15h19, última modificação: 04/08/2023 14h23

O Museu Regional de São João del-Rei tem o prazer de convidar você para as comemorações do aniversário de 60 anos da instituição!

Aberto oficialmente ao público no dia 29 de julho de 1963, o Museu Regional é considerado um marco na preservação do patrimônio na cidade. Ao longo dessas seis décadas, a instituição foi palco de grandes eventos, recebeu inúmeros artistas e suas exposições e esteve em contato com o público escolar, a comunidade da região e turistas de vários lugares do Brasil e do mundo! Para essa grande festa, o Museu preparou uma programação muito especial.

No dia 27, quinta-feira, acontece a Cerimônia Solene de aniversário para autoridades, representantes de grupos culturais e instituições parceiras. A cerimônia é fechada para os convidados previamente. Na ocasião, acontece um recital no órgão de tubos com a organista, cravista e mestra em Música pela UFSJ, Priscila La Gatta.

Neste dia, também será realizado o lançamento da exposição virtual “Gastão da Cunha: 160 anos do diplomata são-joanense”, produzida pela equipe do Museu Regional, com a colaboração do neto e responsável por parte do acervo deixado pelo embaixador, o homônimo Miguel Gastão da Cunha. A mostra online é uma homenagem ao diplomata de São João del-Rei que representou o país em diversas ações internacionais no início do século XX. Composta por fotografias de família, trechos de discursos e objetos pertencentes a Gastão da Cunha, a exposição virtual faz referência a inauguração do Museu, já que, em 1963, seu evento de abertura contou com a estreia da exposição “Centenário do Nascimento de Gastão da Cunha”.

Já na sexta-feira, dia 28, vamos compartilhar uma noite mágica! A partir das 18h30min, o Teatro da Pedra apresenta o espetáculo “Partidas”, no Largo do Tamandaré, em frente ao Museu Regional. Com direção de Juliano Pereira, o espetáculo, baseado em depoimentos reais, conta a história de mulheres simples que deixam o interior de Minas para ganhar a vida na cidade grande. Após a exibição, o grupo teatral realiza um cortejo musical até a entrada do Teatro Municipal.

A partir das 20h30, no Teatro Municipal, é a vez do violeiro Chico Lobo abrilhantar o evento do 60º aniversário do Museu. O show também celebra os 60 anos de idade de Chico Lobo e mais de 40 dedicados ao universo da viola caipira — instrumento típico de 10 cordas — eleito como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais. Os ingressos são limitados e podem ser retirados no Sympla ou na recepção do Museu até atingir a lotação máxima. No dia do evento, é necessário realizar a doação de 1kg de alimento não perecível ou um pacote de fralda/pacote de lenços umedecidos. Os pacotes de fralda e lenços serão destinados para o artista Wanderley Guilherme, o Wangui, que sofreu um AVC.

Os eventos do dia 28 são gratuitos e abertos ao público em geral. Esperamos vocês para comemorar essa data tão importante conosco!

Programação:

Espetáculo “Partidas” – Teatro da Pedra