Produção audiovisual “(En)cantos do Congado”, ancorado em pesquisa do Departamento de História da UFSJ, é exibido em primeira mão neste domingo (25).
O Museu Regional de São João del-Rei sediará evento com exibição do vídeo-documentário “(En)cantos do Congado”. O filme é consequência de um grupo de pesquisa liderado pelos professores Cássia Palha, Marcos Ferreira e Silvia Brügger do Departamento de História da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). De acordo com Simone de Assis, uma das diretoras da produção, o projeto baseia-se em Escravidão, História e Documentário.
Segundo os produtores do vídeo, “o documentário procura ampliar o som dos batuques e a voz das memórias do cativeiro e da liberdade, narradas e cantadas por homens e mulheres entrelaçados nos festejos do Congado da região das Vertentes, especialmente de São João del Rei e Tiradentes”.
A produção ainda busca entender rituais e encantos da chamada “cosmovisão banto”, além das memórias da escravidão reverberam nos tempos de hoje, nas práticas culturais e religiosas de pessoas que mantém e recriam as tradições congadeiras.
A exibição acontece no domingo (25), às 9h. O evento faz parte da celebração da cultura afrobrasileira na Semana da Consciência Negra. Logo após, acontece uma roda de conversa com os produtores e representantes dos grupos de congado de São João del-Rei. A entrada é gratuita.
A direção do documentário é de Cássia Palha, Samuel Avelar Jr, Silvia Brügger e Simone de Assis. Os depoimentos são de: Anderson José Machado de Oliveira; André Luiz Mendes Pereira; Claudinei Matias do Nascimento; José Roberto Silva; José Tadeu do Nascimento; Maria Auxiliadora Mártir; Maria Isabel d’Anunciação; Moacir Rodrigo de Castro Maia. A produção ainda conta com participação especial de Alaíde Paulina dos Santos, Luiz Carlos de Oliveira, Mercês Maria de Oliveira Lima e Moacir Santana.