Participantes conheceram propriedades mantidas por descendentes de colonos italianos em São João del-Rei
A Expedição do Regional, realizada pelo Museu, iniciou sua segunda temporada nesta segunda-feira (25), com uma visita técnica ao projeto Colônia Viva. Foram 17 participantes, que caminharam cerca de 8km, visitaram quatro pontos do roteiro agroturístico da região e conheceram um pouco da história e tradição dos descendentes de italianos em São João del-Rei.
Oficialmente inaugurado em 2014, o projeto Colônia Viva é formado por mais de uma dezena de propriedades rurais que oferecem ao visitante a possibilidade de conhecer e vivenciar diferentes trabalhos do campo – como a produção artesanal de queijos e farinha de milho, o cultivo de flores e vegetais, a criação de pecuária leiteira, além da culinária ítalo-mineira.
As propriedades são mantidas por descendentes de colonos italianos, que começaram a chegar em São João del-Rei por volta de 1888. Durante a caminhada, foi possível conhecer algumas das tradições que ainda perduram na região, mesmo após 130 anos.
Acompanhados do guia de turismo Luiz Miranda, e com o apoio Cabo Giovani, do Corpo de Bombeiros Militar, a expedição visitou a Tarôco Flores. Recebidos pela proprietária Maura Tarôco, os visitantes conheceram um pouco do processo de cultivo das flores ornamentais e comestíveis – além da degustação de algumas espécies.
A segunda parada foi no Queijos Tarôco. Segundo Joelma Tarôco, uma das administradoras do lugar, os queijos produzidos seguem a tradição familiar e são um dos mais antigos ainda produzido em Minas Gerais. A parada também contou com degustação do queijo minas artesanal, além de visita ao curral e explicações sobre a ordenha, produção e história da queijaria.
Dali, a Expedição do Regional seguiu para o Sítio São Geraldo, para conhecer o cultivo familiar de hortifruti e o processo de fabricação do fubá – a farinha de milho. Os participantes foram recebidos com café e broa milho e ainda puderam visitar um acervo de antigos objetos de trabalho utilizados pelos primeiros colonos. Regina, uma das proprietárias do sítio, apresentou todo o processo de cultivo das hortaliças e ainda explicou a funcionalidade de algumas das ferramentas de seu acervo.
Por fim, a expedição chegou a Restaurante da Filó. Recebidos pela proprietária, os participantes puderam experimentar a tradicional culinária italiana da região. Todos os alimentos, incluindo as massas, são de fabricação caseira, produzidos pelos sítios do projeto Colônia Viva.
Os interessados em conhecer e participar das atividades oferecidas pelo Colônia Viva podem entrar em contato pelos telefones abaixo para agendar um roteiro de visitação. Para ver mais fotos da Expedição, clique aqui.
.
Tarôco Flores (Maura 032999232372)
Queijos Tarôco (Joelma 032984458793)
Restaurante da Filó (Filó 032991235442)
Sítio São Geraldo (Regina 032998027678)