Circuito Cultural do Museu Regional

publicado: 24/03/2016 17h17, última modificação: 25/09/2019 17h29

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta, na quinta-feira (24 de março), a partir das 18h30, o evento Circuito Cultural do Museu Regional: uma noite de melodias e fotografias, com apresentação da organista Elisa Freixo e do Coro de Câmara do Conservatório, além da inauguração da exposição “Os Cincos Sentidos do Patrimônio”, do fotógrafo Thiago Morandi. A entrada é gratuita.

Recital de Órgão

Às 18h30, Elisa Freixo abre a noite com o Recital de Órgão de Tubos, apresentando canções de renomados compositores, como Bernardo Pasquini, Antônio Mestres, Joseph Haydn e Ludwig van Beethoven.

Professora de órgão em São Paulo e titular da Arp-Schnitger da Sé de Mariana (MG), Elisa Freixo é uma das mais renomadas organistas do país, formada na Faculdade de Música Santa Marcelina e bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, além de ter frequentado a Escola de Música de Hamburgo. Suas apresentações no Museu Regional acontecem no órgão de tubos fabricado no final do século XVIII, na região de São João del-Rei. O instrumento é o único de origem civil em funcionamento que foi confeccionado no Brasil, com técnicas manuais e matérias-primas locais.

Exposição de Fotografias

Logo em seguida ao Recital, às 20h, o fotógrafo e videomaker Thiago Morandi inaugura sua primeira exposição individual, intitulada “Os Cincos Sentidos do Patrimônio”. Em suas fotografias, Morandi aborda os patrimônios material e imaterial de Minas Gerais, com foco em São João del-Rei e Tiradentes. Serão 22 imagens que exploram os cinco sentidos humanos, representados no patrimônio. A mostra também conta com projeções, som ambiente, textos, e uma plataforma web, em que será possível explorar em maiores detalhes os temas retratados.

Formado em jornalismo pela UFSJ, Thiago Morandi trabalha como fotógrafo, videomaker e em outras áreas da mídia e da comunicação. Possui publicações em diversos jornais de grande circulação, anuários de fotografia no Brasil e em Portugal, exibições de filmes na Colômbia e em grandes Festivais de Cultura e Cinema.  Já recebeu diversos prêmios, entre eles da UNIRIO, do SENAC MG, Revista Fotografe Melhor, Jornal Estado de Minas, DENATRAN, e do Instituto Estrada Real.

Coro de Câmara

Fechando a noite, às 21h, o Coro de Câmara, formado por alunos e ex-alunos do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, de São João del-Rei, irá apresentar peças dos séculos 18 e 19. Sob a direção do professor e pesquisador Adilson Cândido dos Santos, o grupo é composto por mais de 20 músicos, entre coristas e instrumentistas.

Arrecadação

O Museu Regional realiza uma Campanha de Arrecadação de Leite durante todo o ano. Estamos recolhendo leite (em pó ou de caixinha) e Aptamil 2, que são encaminhados a instituições de caridade da cidade de São João del-Rei. Contribua com a nossa campanha!