Cinema e Literatura movimentam o Museu Regional durante a reforma do prédio

publicado: 26/02/2019 10h36, última modificação: 27/09/2019 10h37

Cine Museu e o Clube do Livro usam do espaço museológico para manter as atividades da instituição mesmo com a exposição fechada.

O Museu Regional inicia, em março, as exibições do Cine Museu e os encontros do Clube de Leitura. Mesmo fechado para visitação, as sessões e os debates ocorrem no prédio da instituição e buscam discutir temas sociais através do cinema e da literatura.

As exibições cinematográficas começam no dia 13 de março, a partir das 14h. O primeiro filme a ser exibido é o longa-metragem britânico A Missão (The Mission, RU, 1986 – classificação indicativa 12 anos), que trata da atuação dos padres jesuítas durante o início do período colonial, onde hoje é a Região Sul do Brasil.

A intenção é que o Cine Museu ocorra quinzenalmente, sempre na segunda e na quarta semana de cada mês. Os interessados devem comparecer à instituição cerca de 15 minutos antes do início da sessão. A entrada é gratuita.

Já o Clube do Livro conta com reuniões mensais, na terceira semana do mês. Cabe aos participantes a escolha de um livro, que será lido por todos e debatido durante os encontros – inteiro ou por capítulos. Para o primeiro encontro, foi escolhido o conto O Alienista, de Machado de Assis. O material de leitura é de responsabilidade do participante.

Com suas exposições interrompidas devido às obras de infraestrutura, a equipe do Museu pretende manter o público presente através de atividades periódicas. Segundo o diretor interino da instituição, Diego Felipe Garcia, “o Museu Regional também tem uma função social, de formação cidadã, que vai além de suas exposições. É um espaço para múltiplas formas de educação.”

Segundo a responsável pelo Setor Educativo do Museu Regional, Ana Maria Nogueira Oliveira, o Museu continua atuando como referência para professores e alunos: “Os museus modernos são percebidos como lugares de encontros, de discussão e como tal podem promover ações educativas com os objetos de seu acervo ou não. Essas atividades são uma forma de contribuir com a comunidade escolar, pois os estudantes e professores deverão participar juntamente com toda a equipe do museu.”