Cine Museu

Cine Museu exibe filme nacional e propõe discussão

“O Descobrimento do Brasil” é um filme brasileiro de 1937

publicado: 02/10/2023 14h44, última modificação: 02/10/2023 14h45

O Museu Regional apresenta mais uma sessão do Cine Museu, agora no mês de outubro. Na próxima segunda-feira, dia 09, às 14h30, será exibido “O Descobrimento do Brasil”, de 1937. Após a exibição teremos um momento para discutir aspectos da produção.

O filme, com direção de Humberto Mauro e trilha sonora de Heitor Vila-Lobos, conta em forma de narrativa épica a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500. A narração do longa é uma transcrição das cartas de Pero Vaz de Caminha e o primeiro contato com os povos indígenas. O filme representou o Brasil no Festival de Veneza de 1938.

A produção, então, foi feita a partir de um determinado ponto de vista e que, atualmente, pode e deve ser questionado. Por isso, convidamos à todos para participar da sessão e realizar uma roda de conversa sobre as temáticas que envolvem o filme.

Cine Museu

O projeto foi criado em 2019 para a exibição de filmes e debates temáticos, mas teve que ser interrompido devido à pandemia. Nesta edição, foram selecionadas produções do início e meados do século XX. São obras que marcaram época na sociedade e na história do cinema, sendo referências até os dias atuais.