Cine Museu

Cine Museu apresenta filme italiano premiado no Oscar

“Ladrões de Bicicleta” é um clássico do neorrealismo

publicado: 30/10/2023 14h43, última modificação: 30/10/2023 14h43

Novembro está chegando e junto com ele vem mais uma sessão do Cine Museu. Na próxima segunda-feira, dia 6, às 14h30min, o Museu Regional de São João del-Rei apresenta o filme “Ladrões de Bicicleta” (1948). Após a exibição, ocorre uma roda de conversa sobre as impressões e temáticas envolvidas na obra.

Premiado no Oscar, o filme dirigido por Vittorio de Sica é um dos mais famosos representantes do neorrealismo italiano. O longa se passa em Roma, no período pós Segunda Guerra, e retrata a luta de Antonio Ricci, um homem de origem humilde, para sustentar a família. Um dia, ele consegue emprego como colocador de cartazes, mas para isso precisava de uma bicicleta. Para adquirir uma, o homem penhora objetos da própria casa. O drama começa a partir do momento que a bicicleta é roubada e Antonio sai pela cidade de Roma, junto com o filho Bruno, para procurá-la.

Uma das curiosidades envolvidas na produção é que grande parte dos atores presentes no filme não eram profissionais, por decisão do diretor Vittorio de Sica. Além disso, no Oscar de 1950, recebeu o prêmio honorário de Melhor Filme Estrangeiro Lançado nos EUA, época em que ainda não havia uma categoria definida para esse tipo de produção.

A entrada é gratuita a aberta ao público. Esperamos vocês!

Ladrões de Bicicleta (1948)

Direção: Vittorio de Sica

Duração: 1h33min

Dia: 06/11

Horário: 14h30min

Local: Museu Regional – Rua Marechal Deodoro, 12, Centro.