Balanço Semana Nacional de Museus

Programação contou com boa participação do público

publicado: 22/05/2023 15h26, última modificação: 22/05/2023 15h26

O Museu Regional de São João del-Rei participou de mais uma edição da Semana Nacional de Museus. Realizado de 15 a 21 de Maio, o evento teve como temática “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. A Semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para celebrar o Dia Internacional dos Museus.

No dia 18, quinta-feira, o Museu realizou uma Visita às Pinturas Rupestres da Serra do Lenheiro. O grupo foi acompanhado pelo guia turístico Miranda, com saída da porta principal do Museu Regional. O trajeto foi feito pela rua Santo Antônio e pelo bairro Tejuco, em direção a uma das entradas para a Serra do Lenheiro. Ao longo do percurso, o grupo pôde estar em contato com a natureza e refletir sobre a importância da preservação do patrimônio natural. No local, conhecemos as pinturas rupestres, um grafismo realizado em pedra e uma pequena caverna. O percurso possui um trajeto fácil e caminhamos aproximadamente 10km, somando ida e volta. A visita durou quase 5 horas e pelo caminho foi possível encontrar plantas e até pequenos micos. O grupo contou com um total de 33 pessoas participantes.

Já na sexta-feira, dia 19, a Oficina de Bordado também foi um sucesso. Várias bordadeiras experientes compartilharam seus saberes com as/os iniciantes na arte do bordado. Pela quantidade de pessoas, a Oficina foi realizada no Largo do Tamandaré, em frente ao Museu Regional. Além disso, as bordadeiras do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei apresentaram livros produzidos completamente em bordado. Ao todo, 25 pessoas estiveram presentes na atividade.

Com esses eventos, o Museu reafirma seu lugar como um espaço de criação e relação da sociedade com a cultura, a educação, a saúde mental, a inclusão social, a diversidade e a conexão com a natureza.

Confira algumas fotos dos eventos: