Balanço

Balanço Semana de Valorização da Cultura Afro-Brasileira

Com atividades online e presenciais, Museu Regional atinge um bom público

publicado: 24/11/2023 16h26, última modificação: 24/11/2023 16h26

Entre os dias 17 e 24, o Museu Regional de São João del-Rei promoveu atividades e eventos para celebrar a Semana de Valorização da Cultura Afro-Brasileira. Como novembro é marcado pelo Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o Museu organizou uma programação para gerar reflexão, contribuir com uma sociedade antirracista e exaltar a cultura negra.

Na sexta-feira, dia 17, foi realizada uma transmissão ao vivo pelo Instagram do Museu Regional. A live intitulada “A importância do matriarcado na cultura afro-brasileira e a preservação das memórias ancestrais” contou com a participação das convidadas Juliana Mota, Kymane Luzia e a ekedji Soraia Santos. A conversa abordou a compreensão do matriarcado a partir de suas vivências, a importância das memória ancestrais na cultura afro, as manifestações artísticas, a transmissão dos saberes dos mais velhos, a religião e os arquétipos femininos.

A transmissão alcançou 148 contas e o número máximo de espectadores simultâneos foi de 21. Após ser disponibilizada no feed do Instagram, foram alcançadas mais de 520 contas e cerca de 45 interações do público. Para acessar o conteúdo, clique aqui.

No dia seguinte, 18, o Museu recebeu a Fundação Internacional Capoeira Artes das Gerais (FICAG) para a palestra “O racismo no cotidiano brasileiro” com a psicóloga Kátia Cilene. A palestrante fez questionamentos sobre a discriminação racial enfrentada pela comunidade negra, as diferenças de oportunidade e os desafios vivenciados. Como atividade, Kátia dividiu o público em grupos e deixou uma pergunta para cada. Após um momento de debate e considerações, cada grupo escolheu um representante para apresentar as conclusões. O salão térreo do Museu ficou cheio e recebeu 57 pessoas para o evento.

Após esse momento, o público participou de uma visita mediada com o Setor Educativo, pensando nos agentes formadores da nossa cidade e o significado de algumas peças do acervo do Museu. Para finalizar, a FICAG realizou uma roda de capoeira no Largo do Tamandaré.

Para a Semana, o Museu também preparou algumas publicações especiais nas redes sociais. A primeira foi um questionamento sobre “quais são as pessoas negras que você admira e/ou se inspira?”. A segunda foi um breve resumo sobre quem foi Zumbi e Dandara dos Palmares, nomes históricos na luta contra a escravidão.

E em comemoração ao Dia do Músico, 22, a equipe do Museu Regional elaborou uma publicação com indicações de artistas negros da música brasileira. A partir das indicações, criamos uma playlist no Spotify nomeada “MRSJDR Indica – Cultura Afro-brasileira”, com variados estilos, como MPB, funk, samba, pop, pagode e gospel.