Balanço da Semana do Meio Ambiente

O Museu Regional de São João del-Rei realizou em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente uma ação educativa de visitação às bêtas (minas de ouro) desativadas

publicado: 13/06/2022 09h30, última modificação: 19/10/2022 09h40

As Minas de Ouro marcam o início da cidade. A atividade mineradora trouxe à região pessoas de diversos lugares que se estabeleceram próximo às minas configurando o primeiro núcleo povoador de São João del-Rei. As remanescentes bêtas devem ser preservadas pois são testemunhas da história do século XVIII e XIX.

Daí a tamanha importância da preservação do patrimônio, principalmente, ligado ao meio ambiente. Além de ajudar a montar o quebra-cabeça da história, a preservação do patrimônio natural propicia um ótimo exercício de integração entre os elementos físicos e biológicos da natureza, entende-se as relações que se estabeleceram entre si e as ações humanas. Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a identidade deste. Portanto, é um ato de construção da cidadania.

Ao todo o evento contou com mais de 60 pessoas e foi um sucesso. Foi realizado em dois dias diferentes a fim de atender a disponibilidade de todos. A caminhada teve ponto de partida o Museu Regional, indo em direção a Bêta do Joviano e seguindo caminho para a Bêta Tancredo Neves, em seguida passou pelas bêtas do Alto das Mercês. Os passeios foram guiados pelo Luiz Miranda, guia turístico, com grande conhecimento do local e muito competente quanto a todas as dúvidas que surgiram dos participantes.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia 5 de Junho foi escolhido em 1972 pela Assembleia Geral da ONU, em homenagem ao dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, que aconteceu em Estocolmo.

Neste 5 de junho de 2022, as Nações Unidas celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente com o tema “Uma só Terra”, que busca conscientizar sobre a importância de proteger a atmosfera, a riqueza e a diversidade da vida no planeta.