Semana da Criança

Museu Regional promove atividades para comemorar a Semana da Criança

publicado: 14/10/2019 15h38, última modificação: 03/02/2020 17h45
Mediação no Centro Histórico para alunos do Centro Educacional Chave do Saber

Em comemoração a semana da criança, o Museu Regional promoveu, entre os dias 07 e 11 de outubro, diferentes atividades voltadas para o público infantil. Os eventos alcançaram 265 crianças, entre alunos de escolas parceiras e o público geral.  Ao todo foram seis momentos de interação entre as crianças e a cidade.

Na segunda-feira (07), foi realizada uma Oficina de Musicalização, em parceria com o Centro Educacional Risoleta Neves e com a atriz e arte-educadora Milena Lopes. O objetivo foi apresentar instrumentos musicais, cantigas de roda e brincadeiras para crianças entre três e quatro anos de idade.

Oficina de Musicalização no Centro Educacional Risoleta Neves

A peça de teatro de mesa, “O menino da lanterna” foi a atração da terça-feira (08).  O evento apresentado para crianças entre quatro e dez anos foi uma demanda da Escola Caminho do Sol e também foi produzido em colaboração com Milena Lopes. A atividade proporcionou diversas reflexões entre os meninos e meninas.

O foco da semana foram as Expedições do Regional pelo Centro Histórico de São João del-Rei, realizadas entre quarta (09) e quinta-feira (10). A atividade consistiu em visitas mediadas por alguns locais do centro, onde a criançada pode aprender um pouco da história da cidade e do patrimônio de uma perspectiva diferente. No primeiro dia foram atendidos o Centro Educacional Chave do Saber e a Companhia Educacional Enlace, em dois eventos distintos, com alunos entre 4 e 9 anos. Já no segundo dia foi a vez dos estudantes do terceiro ano da Escola Municipal Dr. Kleber Vasques Filgueiras viverem essa experiência.

Encerrando a semana da criança, a atriz e parceira do Museu Regional, Paolla Andrade, colocou em prática seu projeto: “Palhaça Montanha”. A intervenção foi apresentada para alunos do primeiro ao sexto ano da Escola Estadual Evandro Ávila, no Distrito do Rio das Mortes. O evento que contou com participação do ator Felipe Cárcere, ficou marcado por ter o maior público da semana, 158 alunos assistiram à apresentação.

Intervenção da Palhaça Montanha na Escola Estadual Evandro Ávila