Semana de Museus

Balanço da 20ª Semana Nacional de Museus

publicado: 25/05/2022 15h22, última modificação: 22/07/2022 16h47

Com atrações variadas que demonstram o poder dos museus, evento foi um sucesso e atraiu mais de 260 pessoas ao Museu Regional de São João del-Rei.

O Museu Regional de São João del-Rei realizou três ações durante os seis dias da 20ª Semana Nacional de Museus. Ao todo, quase três centenas de visitantes compareceram ao evento, que contou com roda de capoeira, inauguração de exposição com apresentação musical, oficina para professores da rede pública municipal e mediações em várias ocasiões.

No sábado (14), a Fundação Internacional Capoeira Artes das Gerais (FICAG-SJDR) realizou a primeira etapa do Festival 20 Anos. Com a presença de capoeiristas de São João del-Rei, Belo Horizonte e várias cidades (além dos estados de São Paulo e Espírito Santo), o grupo promoveu uma roda de capoeira em frente ao Museu, na Praça Severiano de Resende, com aula gratuita aberta ao público. Por fim, os 52 presentes participaram de uma visitação ao Museu, mediada pela equipe do Núcleo Educativo, levando em consideração a temática da cultura afro e a história da instituição.

A inauguração da exposição “Marias, Mulheres e mais…” atraiu 91 pessoas na noite da segunda-feira (16). Além da mostra, o público ainda pode apreciar a apresentação dos irmãos Milena e João Lopes, que trouxeram ao Museu uma vasta gama de clássicos da música popular brasileira relacionadas e dedicadas às mulheres. Entre os presentes estavam autoridades da cidade, representes da sociedade civil e alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Ao longo da semana, entre terça e sexta-feira (17 a 20), o Museu ofereceu um curso de formação para professores da Rede Pública Municipal, com oficinas de capacitação que contaram com a presença de 30 participantes. Em parceria com o Departamento de Educação da UFSJ e com a Secretaria Municipal de Educação, a programação contou com debates sobre o poder educativo dos museus e temática feminina na história, além da exibição do documentário “Hora Incerta”.

Para estas três ações especificamente (sem contar os visitantes orgânicos diários) o Museu recebeu um total de 173 pessoas. Se somado ao público orgânico diário (93 visitantes), atraído pela nova exposição “Marias, Mulheres e mais…”, o Museu recebeu 266 pessoas durante a Semana de Museus.

20ª Semana Nacional de Museus

Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), a Semana de Museus é uma celebração cultural que envolve instituições de todo o país sob um mesmo assunto, escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), em comemoração ao dia mundial dedicado a essas instituições de memória (18 de maio). Este ano, o tema proposto foi “O Poder dos Museus”.