Semana de Museus

Balanço da 17ª Semana Nacional de Museus

publicado: 20/05/2019 12h57, última modificação: 27/09/2019 16h08

Confira tudo o que rolou nos 5 dias de atividades.

Como parte da 17ª Semana Nacional de Museus, o Museu Regional promoveu quatro dias de palestras, além de uma caminhada cultural às pinturas rupestres da Serra do Lenheiro e do lançamento oficial do livro “Será que tem indígena aqui?”. Os eventos aconteceram entre os dias 13 e 17 e maio e alcançaram um público de mais de 360 pessoas.

Seguindo o tema deste ano – “museus como núcleos culturais: o futuro das tradições” – a semana começou com uma Expedição do Regional pelas serras ao norte da cidade. Mediados pelo guia de turismo Luiz Miranda e com o apoio do Corpo de Bombeiros, 21 pessoas puderam conhecer de perto as pinturas rupestres da região, que possuem cerca de 6 mil anos de idade.

O evento oficial de lançamento do livro “Será que tem indígena aqui?” aconteceu na quarta-feira (15) e atraiu mais de 70 pessoas. A mesa redonda da cerimônia foi composta pelo diretor substituto do Museu, Diego Felipe Garcia e pelas representantes do Setor Educativo, Paolla Andrade, Bruna Araújo, Ana Maria Nogueira.

A aldeia indígena Muã Mimatxí, de Itapecerica (MG), também foi tema da apresentação. O livro aborda os costumes e tradições desta etnia pataxó e, inicialmente, a intenção do museu era trazê-los para participar da cerimônia. Como não puderam estar presentes, foi exibido um vídeo, produzido pela própria instituição, contendo entrevistas com os integrantes da aldeia.

O restante da semana foi dedicado a apresentações do livro em outras instituições. Na terça-feira (14), os integrantes do museu realizaram palestra sobre cultura indígena na Escola Estadual Evandro Ávila, no Distrito do Rio das Mortes. Foram cerca de 180 alunos e seis turmas.

Na quinta, o museu participou do Seminário Internacional “Existimos: Resistimos”, promovido pelo projeto de extensão Casa Aberta, do curso de Teatro da UFSJ. A obra foi apresentada para mais de 30 alunos de Ensino Superior, além de professores e outros interessados.

Encerrando a semana, foi a vez da Escola Estadual Professor Iago Pimentel, do Bairro São José Operário (Tejuco). A equipe do museu apresentou as experiências de produção do livro para duas turmas, com cerca de 60 alunos.

Até o momento foram distribuídos mais de 200 livros gratuitamente, sendo a maioria para instituições de ensino públicas e privadas, além de professores e bibliotecas.