
Mesmo com o museu em obras, atividades atraíram público variado.
Como parte da 13ª Primavera de Museus de Museus, o Museu Regional promoveu três dias de atividades com diferentes públicos, atingindo cerca de 100 pessoas.
Realizados ao longo da última semana, os eventos se inspiraram no tema proposto para este ano – “Museus por dentro, por dentro dos museus” – e contaram com palestra para o público interno, apresentação de vídeo institucional para parceiros da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e cinema temático para o público geral.
Na segunda-feira (23), a psicóloga Raquel Lázara foi convidada para apresentar, no Museu Regional, a palestra “Ética e Comportamento no Ambiente de Trabalho”. O objetivo foi a capacitação dos colaboradores da instituição, promovendo um melhor ambiente profissional, com bom desempenho dos profissionais de diversos setores. Ao todo, 18 colaboradores participaram da apresentação.
Seguindo a temática proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), foi produzido um vídeo institucional com 18 minutos de duração. Como o museu encontra-se fechado para reformas de infraestrutura, o produto audiovisual foi a maneira encontrada para expor ao público o funcionamento da instituição e apresentar parte da equipe de trabalho, com suas respectivas funções.
O vídeo foi exibido na terça-feira (24) para alunos do curso de Pedagogia da UFSJ. O evento também contou com debate e recebeu cerca de 70 pessoas no Campus Dom Bosco.
O mesmo material foi publicado no Youtube e na página do Museu no Facebook, atingindo, até o momento desta publicação, cerca de 1600 pessoas.
O terceiro dia de atividades contou com uma sessão especial do Cine Museu, com o filme A Arca Russa (Russkij Kovcheg, Rússia, 2002), seguido de debate sobre o funcionamento e a vida no interior dos museus. Seis pessoas estiveram presentes e participaram da roda de conversa após a exibição do longa.