BALANÇO

Balanço Aniversário de São João del-Rei

Com quase 100 espectadores, eventos marcaram as celebrações do aniversário da cidade.

publicado: 12/12/2022 18h37, última modificação: 12/12/2022 18h37

Na última semana, o Museu Regional realizou eventos em comemoração aos 309 anos de São João del-Rei. A programação contou com apresentações musicais e com a inauguração de uma nova exposição temporária.

Na terça-feira, 06/12, aconteceu o recital de canto lírico e órgão de tubos feito pelos alunos do curso de Música da UFSJ, acompanhados pelo pianista/organista Gabriel Casara. A apresentação abriu os eventos e 17 pessoas prestigiaram o recital, organizado pelo organista e pela professora Elenis Guimarães. O grupo se apresentou com seis solistas de canto, violino e espineta.

O segundo evento ocorreu na quarta-feira: a inauguração da exposição “O impressionante pontilhismo”, de Simone Artur Costa, com curadoria de Diego Mendonça. A exposição, que fica em cartaz até o dia 26 de fevereiro, conta com variadas cenas captadas em viagens, retratos e elementos da natureza. Os quadros da artista são feitos com muitas cores, luzes e sombras, muitos utilizando a técnica de pontilhismo que consiste em compor uma arte com pequenos pontos lado a lado. Ao longo da noite, a cerimônia recebeu 46 pessoas, entre amigos e familiares da artista, além de outros visitantes.

Por fim, Elisa Freixo retornou ao Museu Regional para um recital de órgão de tubos especial. A apresentação aconteceu no feriado do dia 08 de dezembro, feriado de aniversário de São João del-Rei. A organista selecionou obras natalinas e obras dedicadas ao Advento e à Maria. A apresentação contou com a presença de 20 espectadores e encerrou, com sucesso, a programação comemorativa. O recital também marcou o encerramento do projeto, feito ao longo do ano, visando a formação de novos organistas, bem como a apresentação do órgão a alunos do Ensino Fundamental.

No total, os três eventos somaram 83 visitantes. A programação encerrou a agenda do Museu Regional em 2022.