Balanço 5ª Semana do Patrimônio

Eventos abordaram temas ligados à conservação

publicado: 14/03/2024 14h39, última modificação: 14/03/2024 14h39

O Museu Regional de São João del-Rei realizou a 5ª Semana do Patrimônio, entre os dias 04 e 08 de março. A data foi escolhida em referência ao dia da inscrição do conjunto arquitetônico e urbanístico de São João del-Rei no livro de tombos do Iphan, em 04 de março de 1938.

Nesta edição, o tema trabalhado foi “A arte da conservação: cuidando da nossa história”. Em parceria com professores da Universidade Federal de São João del-Rei, dos departamentos de Ciências da Educação (DECED) e Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP), a programação contou com eventos variados e uma boa participação do público.

Na noite de terça-feira, 05, o Museu Regional recebeu a professora Luzia Abreu, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas da UFSJ, para ministrar uma palestra. Na ocasião, a palestrante abordou temas ligados à observação da paisagem cultural e à conservação do patrimônio. No total, 29 pessoas estiveram presentes nessa noite.

No dia seguinte, 06, foi a vez do Museu receber Christianni Morais e Kelly Julio (DECED-UFSJ) para mais um encontro do curso de formação para professoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Feita com duas turmas diferentes, a conversa abordou temas como patrimônio cultural, atividades escolares, conservação e assuntos relevantes à comunidade escolar. A atividade faz parte do Projeto PROPHA, com financiamento da PROEX e da Fapemig (APQ 03748-22). Participaram da atividade 27 educadoras.

No dia 07, a atividade foi feita caminhando pelas ruas da cidade. O projeto “Visitas Mediadas ao Centro Histórico”, organizado pelo professor Marcos Vinícius Guimarães, levou o público para conhecer histórias, pontos principais e elementos importantes de São João del-Rei. A visita contou com a participação do público, 17 pessoas no total, que também contribuiu na troca de informações sobre a rica história de São João.

Finalizando a programação com o público geral, a professora Luzia Abreu ministrou a oficina “Percepção da paisagem – desenho como reconhecimento do patrimônio”. Em um primeiro momento, a docente explicou temas relacionados à observação da paisagem, enquadramentos e perspectivas. Após isso, o público caminhou pelo Largo do Tamandaré, observando o entorno, e escolheu uma paisagem para representar. Estiveram presentes 7 pessoas na atividade.

Além disso, a oficina “As estátuas alegóricas dos cinco continentes”, organizada pelo Núcleo Educativo do Museu, foi um sucesso com as turmas escolares. Os alunos e alunas do ensino médio foram apresentados a temas relacionados às esculturas que estão no jardim do Museu, a história desses objetos, origem, autoria e sua iconografia. Os estudantes realizaram uma análise visual das obras e com as informações adquiridas foram convidados a produzir um material que será divulgado como resultado da Semana do Patrimônio.

Gostaríamos de agradecer a parceria com os professores da UFSJ, a todos que contribuíram para a realização da Semana do Patrimônio e ao público que participou das atividades propostas!