Exposição

As vozes como obras de arte

publicado: 15/09/2016 13h06, última modificação: 26/09/2019 13h09

Coral presbiteriano do Espírito Santo em exposição no Museu Regional

O Museu Regional de São João del-Rei recebe, dia 15 de setembro, às 19h, a exposição “Voz e Memória do Coro Isabel Lacerda”. Através de músicas, telas e fotos, a mostra apresenta parte da história do coral da Igreja Presbiteriana de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.

Com a proposta de ser interativa, a exposição é composta por mais de 40 canções executadas pelo grupo presbiteriano, disponibilizadas ao público em aparelhos de MP3 player e fones de ouvido, dispostos juntos às partituras. Assim, o visitante passa a ser o regente do grupo, ao acionar o começo e decidir a duração de cada uma das obras.

A história do coral também é contada por uma série de fotografias, partituras e desenhos, recuperados de uma enchente ocorrida em janeiro deste ano. Além de telas em papel canson, feitas com lápis aquareláveis e nanquim.

Organizada pela Profª. Drª Paula Molinari e pela regente Érika Castilho, a exposição tem a intenção de manter viva a memória de um grupo artístico, mas também de quebrar paradigmas da arte e da religião, ao dispor um canto ritual em um espaço laico. “É uma proposta que toca em assuntos polêmicos da atualidade como, por exemplo, a performance gravada como uma forma de reatualização da performance ouvida”, comenta Paula.

O Coro Izabel Lacerda é composto, em média, por 130 pessoas, existe há mais de 50 anos e se apresenta periodicamente na Igreja Presbiteriana da cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Arrecadação

O Museu Regional realiza uma Campanha de Arrecadação de Leite durante todo o ano. Estamos recolhendo leite (em pó ou de caixinha) e Aptamil 2, que são encaminhados a instituições de caridade da cidade de São João del-Rei. Contribua com a nossa campanha!