Exposição

Artista colombiano inaugura nova exposição

publicado: 05/11/2017 13h19, última modificação: 26/09/2019 16h24

Com tema voltado para a identidade latino-americana, artista da Colômbia apresenta exposição “Nativo Latino”

O Museu Regional recebe a exposição “Nativo Latino” que inaugura dia 9 de Novembro, às 19 hs. A mostra apresenta uma busca por nossas origens latino-americanas, bem como uma tentativa de compreender nosso tempo por meio de reflexões acerca das referências ancestrais afro-indígenas, as quais se materializam em várias linguagens artísticas que retratam um trajeto de vivências entre a academia e a rua, o popular e o erudito. Assim, o espaço do museu é ocupado pelo artista, onde será criado também um ateliê como laboratório de pesquisa, onde o expositor utilizará a biblioteca, internet, livros e outros meios disponíveis. A exposição fica em cartaz até o dia 28 de janeiro de 2018 e a entrada é gratuita.

A mostra contará com 12 painéis que estarão afixados na fachada do museu e, durante os dias da exposição, o artista estará ocupando o espaço, produzindo e interagindo com os visitantes. A finalidade é de propor reflexões para discutir acerca de nossas reais necessidades e criar soluções para melhorar nossas condições de convívio e conhecimento, por meio de um diálogo direto entre o ancestral e o contemporâneo, como espaços de conexões onde transitam as ideias para questionar a produção artística que se propõe.

A exposição é resultado de uma pesquisa pessoal que o artista, Julio César Aristizabal, vem desenvolvendo há 15 anos a respeito da compreensão da identidade latina. Técnico em desginer gráfico, graduado em Artes Plásticas e atualmente cursando Artes Aplicadas na Universidade Federal de São João del-Rei, o artista já tem mais de 16 intervenções e exposições no currículo.