Exposição

Aquarelas, desenhos e selfie é tema de exposição no Museu Regional

publicado: 25/11/2015 17h05, última modificação: 25/09/2019 17h08

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta a exposição “Limbo”, projeto do artista visual Gedley Braga. Após 20 anos, o artista volta a expor em Minas Gerais. A exposição ficará em cartaz entre 25 de novembro de 2015 e 31 de janeiro de 2016.

O material exibido é constituído em quatro partes: aquarelas semióticas, desenhos, P: A.S.S – Project Authentic Semiotic Selfie – série de fotografias “semióticas” realizadas durante projeto na Itália e, por fim, Lonely is an Eyesore: seleção de algumas fotografias também realizadas durante o projeto na Itália.

Na abertura da exposição, os visitantes encontrarão o texto abaixo, que é uma interpretação poética e uma indicação do que vem a seguir. Importante notar que o texto é teoricamente assinado por um “fantasma” que nasceu em 1967 (na cidade mineira de Divinópolis) e “morreu” em 2005, em São Paulo, na exposição “Love & Hate” (Galeria Raquel Arnaud)

Limbo

Manual de instruções para o “sistema límbico”:

1 – Nascer é desvio improvável.

2 – Viver é desvio pouco provável.

3 – Morrer é desvio muito provável.

4 – Atravessar o Rio das Mortes para chegar ao Limbo.

5 – Não há desvio no inferno.

6 – Não há saída.

Gedley Belchior Braga

 Artista multimídia.

Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas [DAUAP] da Universidade Federal de São João Del Rei, MG, desde agosto de 2009, onde ministra, no curso de Arquitetura e Urbanismo, disciplinas de Introdução à Estética e História da Arte, Tópicos em Arte Contemporânea, Arte e Cultura Brasileira, Fundamentos da Comunicação e Oficina I.

Doutor em Ciência da Informação, na área de Cultura e Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA/USP: 2004/2008]. Mestre em Ciências da Comunicação, na área de Ciência da Informação e Documentação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA/USP:2000/2003]. Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pelo Centro de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Minas Gerais [CECOR / EBA / UFMG: 1990/1992]. Graduado em Pintura (Bacharelado) pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais [EBA/UFMG: 1985/1988]. Antes da graduação, em 1983 e 1984, frequentou regularmente o ateliê de Inimá de Paula, com quem estudou desenho e pintura.

De novembro de 1997 a novembro de 2006 foi coordenador do Laboratório de Conservação e Restauro do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.

Atua como artista multimídia, envolvendo ao longo de sua carreira em projetos de performances, projetos de composição de música pop, música eletrônica e “paisagens sonoras”, vídeos e outras manifestações artísticas. Participa de exposições coletivas desde 1985.