Após sequência de reformas, Museu Regional reabre ao público

Exposição de longa duração pode ser novamente visitada

publicado: 26/03/2024 14h43, última modificação: 26/03/2024 14h43

Nos últimos anos, o Museu Regional de São João del-Rei passou por uma série de obras de infraestrutura, visando a segurança e a conservação do patrimônio. A reabertura, no dia 26 de março, encerra esse ciclo atual de reparos. Visando a transparência com o público, o Museu Regional vem apresentar um resumo das intervenções feitas ao longo desse tempo.

Em janeiro de 2019, a manutenção teve início com as obras no telhado, que apresentava pontos de gotejamento, além do constante entupimento de canos para descida de águas pluviais. A cobertura da biblioteca do Museu, ao lado do edifício principal, também passou por reparos na estrutura.

Já a partir de 2020 foi iniciada a execução do novo projeto elétrico do Museu. Foram trocados todos os cabeamentos de energia e telecomunicações, instalados novos sistemas de iluminação, alarme e segurança. Além disso, ainda houve a instalação do sistema de segurança contra descargas elétricas em todo o prédio.

Cerca de 3 anos depois, em julho de 2023, o Museu precisou ser novamente fechado para a execução do Projeto de Prevenção contra Incêndio e Pânico, o PPCIP. Foram instalados detectores de fumaça em todo o prédio, corrimão nas escadas, alarmes de incêndio, luzes de emergência, sinalizações e foi realizada a troca e o acréscimo de extintores.

Com todas as instalações e modificações feitas, a equipe do Museu passou por um curso de brigadista, visando a segurança das pessoas e do acervo. Após todas as etapas, o Corpo de Bombeiros realizou a vistoria no prédio e emitiu o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), com o Museu Regional de São João del-Rei sendo o primeiro Museu Ibram de Minas a possuí-lo.

O casarão

O Casarão que pertenceu ao Comendador João Antônio da Silva Mourão teve sua construção finalizada, provavelmente, em 1859. O prédio passou por uma demolição parcial durante a década 40, quando a intenção era construir um hotel no local. O prédio foi tombado e desapropriado em 1947, quando começou a ser restaurado para receber, ao longo dos anos 50, o acervo do que seria o Museu Regional.

O Museu

O Museu Regional de São João del-Rei/IBRAM, em Minas Gerais, é um reflexo do cotidiano mineiro dos séculos XVIII e XIX, com peças que retratam os costumes, comportamentos, profissões e crenças dos brasileiros que viveram nos períodos colonial e imperial. Através de móveis, utensílios domésticos, meios de transporte, imagens sacras e telas, o acervo do Museu Regional expõe um pouco da vida íntima e social que compõe nossa história e ainda hoje influencia o presente.

Além da exposição permanente, o Museu Regional recebe e realiza exposições de curta duração, abrindo espaço para artistas locais e de diversas outras regiões do país e do mundo. O Casarão do Comendador, sede do museu, recebe ainda eventos variados, como apresentações musicais, projeções de filmes, palestras e recitais.