Acervo do Museu Regional exposto no MASP

publicado: 09/03/2018 16h33, última modificação: 26/09/2019 16h37

Exposição do Museu de Arte de São Paulo buscou obras em São João del-Rei

Três obras do acervo do Museu Regional de São João del-Rei serão expostas, a partir do dia 10 de março, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). As peças farão parte da exposição temporária “Imagens do Aleijadinho”, que reúne cerca de 50 esculturas confeccionas pelo escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa entre meados do século 18 e início do século 19.

Atendendo a solicitação do MASP, o Museu Regional emprestou parte de seu acervo para composição da exposição. As obras escolhidas foram a imagem de São Sebastião, com 50 cm de altura, e duas imagens menores, de São João Evangelista e São Francisco de Assis, ambas com 20 cm de altura.

Além do Museu Regional, a exposição do MASP receberá peças do Museu da Inconfidência (de Ouro Preto), do Museu do Ouro (de Sabará) e do Museu de Arte Sacra (de São João del-Rei), além de algumas obras emprestadas por igrejas mineiras e colecionadores particulares.

“Imagens do Aleijadinho”, além do conjunto de esculturas atribuídas ao artista, terá também uma seção iconográfica – incluindo mapas da capitania de Minas Gerais e suas comarcas; gravuras de viajantes do início do século 19, fotografias e obras de artistas visuais que fazem referência à arte de Aleijadinho e seus contextos de produção e recepção.

A exposição será inaugurada dia 10 de março e fica em cartaz no MASP até o dia 03 de junho de 2018.

Para outras informações, visite a página do MASP ou o evento oficial de inauguração da exposição no facebook.