Lançamento de edital para inscrições no II Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei

O evento, gratuito e online, acontece em setembro e tem como tema “Educação Museal no Panorama Atual”

publicado: 22/06/2021 14h37, última modificação: 20/07/2021 10h37

Na próxima quinta-feira, 1º de julho, o Museu Regional de São João del-Rei publica o edital para inscrição nas Comunicações Orais do “II Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei: Educação Museal no Panorama Atual”.

As inscrições ficam abertas a partir da publicação e serão aceitas até o dia 27 de agosto de 2021.

Programado para acontecer entre os dias 20 e 24 de setembro, o simpósio virtual terá a participação de colaboradores da instituição, pesquisadores e convidados. A programação das mesas temáticas será divulgada em breve. Os participantes discutirão temas como a educação em museus e as experiências educativas museais em tempos de pandemia e suas perspectivas para o futuro.

Além dos convidados para as mesas temáticas, pesquisadores, alunos e profissionais do campo museal que desejarem participar do evento poderão se inscrever para as Comunicações Orais.  O interessado deve enviar um resumo simples sobre a sua pesquisa. Ele também deve disponibilizar um vídeo apresentando seu objeto de estudo. Os trabalhos escolhidos serão transmitidos nas plataformas digitais do Museu durante o período do evento. Após a apresentação, os trabalhos selecionados serão publicados completos nos Anais do Evento, também de forma digital. A publicação, a partir deste ano, conta com registro de ISSN.

Após o sucesso da primeira edição do projeto, no ano anterior, a instituição busca ampliar sua atuação e compreender melhor as expectativas para o futuro das ações educativas dos museus durante e após o período de crise sanitária. Em 2020, o evento contou com inscrições de todo o Brasil e do exterior, e foi assistido por mais de 600 pessoas. Este ano, ao abordar o tema da educação, espera-se um público ainda mais amplo.

Segundo a diretora do Museu, Eliane Marchesini Zanatta, é importante para a instituição proporcionar um acesso mais amplo da sociedade para que ocorra diferentes formas de inclusão e de valorização às pesquisas.

“O objetivo deste Simpósio é estimular a troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e demais profissionais sobre o tema da Educação Museal diante do atual contexto”, explica Eliane.

Acompanhe as redes sociais do Museu Regional e fique por dentro de tudo: