A primeira Semana do Patrimônio Cultural São-joanense, promovida pelo Museu Regional, contou com palestra, recital de órgão e publicação de informativos especiais. O evento ocorreu entre os dias 02 e 06 de março e atraiu um número expressivo de participantes.
Mais de 140 pessoas estiveram presentes na instituição, na quarta-feira (4). O público – formado por estudantes universitários, moradores da cidade, membros da Associação de Amigos do Museu Regional (Amarei) e turistas – pode acompanhar um recital da organista Elisa Freixo e uma apresentação sobre patrimônio feita pela servidora Maria de Fátima Loureiro.
O recital contou com oito músicas, dentre elas “Beata Viscera Mariae Virginis”, do compositor espanhol Antonio de Cabezón. Além de rápida explanação sobre a história do instrumento, com espaço para perguntas do público.
Logo após, Maria de Fátima, responsável pelo Setor de Pesquisa, pela Biblioteca e pelo Acervo Arquivístico do Museu, trouxe uma reflexão a respeito da preservação do Casarão do Comendador e o processo de restauro do Órgão de Tubos – que em 2020 comemora dez anos.
Ao longo da semana, cinco informativos digitais foram publicados no site oficial do Museu. A cada dia um tema foi retratado e os textos alcançaram cerca de 500 visualizações. Os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história de São João del-Rei, do Casarão do Comendador e também do Órgão de Tubos.
As fotos do evento foram publicadas no perfil do Flickr do Museu. Elas podem ser acessadas clicando aqui.
O download do informativo completo, com fotografias e informações extras, pode ser feito clicando aqui. Para visualizar online, pela plataforma Issuu, basta clicar aqui.