Confira o que aconteceu nos cinco dias de evento.
Pelo quinto ano consecutivo, o Museu Regional realizou a Semana do Folclore. O evento aconteceu entre os dias 19 e 25 de agosto e alcançou um público de mais de 1300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. Foram quatro dias de atividades junto às escolas parceiras, além de um concurso de desenhos para alunos de toda a cidade e uma exposição surpresa.
Na segunda-feira (19), foi divulgado o resultado do Concurso de Desenhos. A competição foi dividida em três categorias, levando em consideração as faixas etárias: 6 a 10, 11 a 14 e 15 a 18 anos. Foram selecionados seis ganhadores, que tiveram suas artes publicadas em nossas redes sociais na internet.
Após um período de 17 dias de inscrições, o Museu Regional recebeu 684 desenhos. O grande número de inscritos incentivou a equipe a produzir uma exposição temporária. A mostra, que ficou aberta durante o este final de semana (24 e 25), recebeu mais de 50 visitantes, que puderam ver de perto os ganhadores e todos os demais desenhos participantes.
Na terça-feira (20), a Escola Estadual Aureliano Pimentel recebeu a equipe do museu para realização da gincana do folclore. Organizada pela escola, a competição envolveu várias turmas do Ensino Fundamental, que disputaram respondendo perguntas sobre as lendas e tradições da cultura popular brasileira.
O Clube do Livro de agosto e uma sessão especial do Cine Museu também foram inseridos na semana temática. A reunião do clube aconteceu na quarta-feira (21) e discutiu a obra “O que é Folclore”, de Carlos R. Brandão. O livro faz parte da coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense. Já a exibição do filme nacional “Malasartes e o Duelo com a Morte” aconteceu no dia seguinte.
Os dois eventos, que atraíram 18 participantes, rederam discussões importantes sobre o folclore nacional. Em ambos, o tema principal do debate foi a influência de diversas culturas na formação das tradições nacionais.
A apresentação musical dos alunos do Curso de Música da Universidade Federal de São João del-Rei, programada para sexta-feira (23), aconteceu na Escola Estadual Nossa Senhora das Dores. Uma sessão extra do musical já havia acontecido na terça-feira, na E. E. Aureliano Pimentel. O quarteto apresentou canções da cultura popular, cirandas de roda e pequenos contos cantados. Ao total, cerca de 570 crianças das duas instituições de ensino participaram da apresentação.