Instituto Brasileiro de Museus
Museu Regional São João del-ReiMais de 200 visitantes nos eventos do Novembro Negro
A programação do Mês de Valorização da Cultura Afro-Brasileira 2025 chegou ao fim no Museu Regional de São João del-Rei e ao todo mais de 200 pessoas participaram dos eventos.


No dia 17, realizamos a live “Desafios e perspectivas da representação negra nos museus”, com a convidada Drª. Deborah Silva Santos, atual professora adjunta da Universidade de Brasília. A palestra, exibida ao vivo pelo canal do museu no Youtube, propôs reflexões sobre a curadoria e a expografia de acervos afro-brasileiros nos museus do Brasil, além de repensar o congelamento da história negra no passado escravocrata e a busca por valorizar suas expressões contemporâneas. No momento da transmissão, participaram 17 pessoas simultaneamente. O vídeo está salvo e disponível em nosso canal.
Já na quarta-feira, dia 19, o Museu teve uma grande movimentação. Recebemos o lançamento do livro “Um defeito de Cor: a hierarquia racial a partir da obra de Ana Maria Gonçalves”, da pesquisadora Joice Souza. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de São João del-Rei e da Secretaria Municipal de Cultura. A ocasião ainda contou com a presença do Congo Vilão de Nossa Senhora do Rosário e do Moçambique de Nossa Senhora do Rosário, que se apresentaram no Largo do Tamandaré, em frente ao Museu. Mais de 50 pessoas estiveram presentes no evento.
No feriado do dia 20, aconteceu o lançamento do documentário “Iroko: Os Ecos dos tambores sanjoanenses no Tempo”, idealizado por Mari P, dirigido por Mari P e co-dirigido por Felipe Assunção. Ainda tivemos a re-exibição do primeiro audiovisual produzido pela MC, “MOSCAB: O Centenário da Abolição e a Resistência Negra em São João del-Rei”, lançado em maio deste ano, e 16 pessoas prestigiaram o evento.
A instalação “Resistência em continuidade: do MOSCAB à atualidade”, com curadoria de Livia Faria, ficou disponível durante todo o feriado prolongado e mais de 240 pessoas passaram por ela. A mostra reuniu registros históricos, fotografias, documentos e depoimentos dos integrantes do Movimento Sanjoanense de Cultura Afro-Brasileira (MOSCAB), o primeiro Movimento Negro de São João del-Rei.
Mediações Temáticas e Oficinas


Ao longo da semana do dia 20, em referência ao Dia da Consciência Negra, foram preparadas apresentações relacionadas com a temática. No dia 19, o projeto Garoto Cidadão (31 pessoas), de Barroso, veio conhecer o nosso acervo e a visita abordou a história dos negros e da escravidão na região de São João del-Rei, a resistência e valorização da cultura afro-brasileira, através de objetos do acervo e pesquisas acadêmicas sobre o tema. Na mesma data, uma turma do Pronatec (30 pessoas), da Escola Iago Pimentel, também participou de uma visita mediada especial preparada pelo Núcleo Educativo.
As turmas do Centro Pedagógico Catavento (29 pessoas) e da Escola Municipal Domingos Horta (41 pessoas) visitaram a exposição “TERRITÓRIO: Entre o Corpo e a Paisagem”, de Bruno Souza, e realizaram uma oficina de desenhos com participação do artista. Os alunos foram convidados para entrar na temática das pinturas do artista e desenhar suas próprias casas. Eles ficaram livres para criar as casas do jeito que achassem mais interessante, de forma livre e coletiva.
Os registros fotográficos de todos os eventos do mês podem ser vistos clicando aqui.