Exposição

Direto da Holanda: reciclagem de patrimônio histórico

publicado: 05/10/2017 13h18, última modificação: 27/09/2019 09h08

Exposição enfatiza que as construções do passado podem ser preservadas de um modo criativo e benéfico

O Museu Regional recebe a exposição: “Reuso na Holanda: reciclagem de patrimônio histórico”, do arquiteto holandês Paul Meurs, na próxima segunda-feira, 9 de outubro às 19:30. A mostra contém 15 painéis com informações sobre 12 projetos arquitetônicos de edifícios holandeses, que após abandono foram recuperados e destinados a novos usos. O coquetel de abertura contará palestra (bate-papo com o artista).

A exposição tem como foco de trabalho a discussão do lugar do passado na paisagem urbana do futuro, e propõe repensar a relação que habitualmente travamos com o nosso passado. A reutilização – ou reuso – é colocada como uma alternativa à demolição e consequente perda dessa memória e desse capital cultural. Trazer esse tema para a cidade de São João del-Rei é de extrema importância e pertinência: primeiro, por tratar-se de uma cidade com grande número de bens tombados, e segundo por possuir exemplares de edifícios que perderam seus usos originais.

Paul Meurs

O artista por trás da exposição que já passou por Brasília, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro é Paul Meurs, arquiteto e diretor do SteenhuisMeurs. Também especialista em arquitetura e urbanismo brasileiros desde 1986, publicou vários artigos e livros sobre conservação do patrimônio, reutilização (reuso), conservação por meio de planejamento e desenvolvimento do patrimônio.  De 2006 a 2016 foi professor da cadeira Patrimônio e Valores Culturais na Universidade de Tecnologia de Delft, onde atualmente é professor convidado.