Instituto Brasileiro de Museus
Museu Regional São João del-ReiMuseu Regional lança programação da 19ª Primavera dos Museus
Evento tem como temática as mudanças climáticas

Entre os dias 19 e 26 de setembro, o Museu Regional de São João del-Rei promove diversas atividades como parte da 19ª Primavera dos Museus. Em 2025, o evento tem como tema “Museus e Mudanças Climática”, com o objetivo de propor reflexões sobre como essas mudanças ameaçam o futuro, revelam desigualdades, redefinem as paisagens, culturas e modos de vida em todo o mundo.
A programação tem início na sexta-feira, dia 19, às 19h, com a inauguração da exposição “TERRITÓRIO: Entre o Corpo e a Paisagem”, do artista Bruno de Souza. A exposição apresenta reflexões sobre as relações entre sujeito e ambiente, tendo o “corpo” e a “paisagem” como elementos que se interseccionam. As pinturas apresentam registros de amigos, familiares, autorretratos e elementos do cotidiano, propondo em conjunto um conceito ampliado de territorialidade.

No dia 23, terça-feira, às 14h30, o Museu recebe a mesa redonda “Mudanças Climáticas e efeitos em São João del-Rei: uma análise multiescalar”. Com a presença dos professores convidados Dra. Patrícia Martinelli e Dr. André Negreiros, a mesa abordará questões relacionadas às mudanças climáticas, suas consequências e os impactos que podem causar no meio ambiente e na vida dos seres vivos. A proposta é promover uma discussão participativa, pautada em dados e evidências científicas. Adotando uma abordagem multiescalar, o debate contemplará desde os desafios globais até suas repercussões locais, com foco na cidade de São João del-Rei (MG), seu patrimônio histórico e o papel do Museu nesse contexto.
Patrícia Martinelli é geógrafa formada em bacharelado e licenciatura pela UNESP; no campo da educação atuou na educação básica e superior; no campo técnico exerceu atividades na área de consultoria ambiental; no terceiro setor, participou do Coletivo Socioambiental bp. Atualmente é docente e coordenadora dos Cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia da Universidade Federal de São João del Rei/MG. André Negreiros é Doutor em Geografia (2011) e Mestre em Ciências em Geografia (2006) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em bacharelado em Geografia pela UFRJ (2004). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geociências da UFSJ, docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEOG-UFSJ) e coordena o Laboratório de Hidrologia e Análise Ambiental (LABHIDRO-UFSJ).

No dia seguinte, 24, a partir das 09h30min, é realizada a live “Espaços museais em contexto de mudanças climáticas”. Com transmissão ao vivo pelo YouTube do Museu,a live propõe o debate sobre as mudanças climáticas como um dos maiores desafios contemporâneos para o patrimônio cultural, afetando os museus enquanto instituições responsáveis pela preservação e difusão da memória coletiva. A Carta Brasileira do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas surge como um marco importante, unindo ciência, políticas públicas, saberes tradicionais e a pauta climática.
Para essa atividade, a convidada é a Profa. Luana Campos, Doutora em Quaternário, Materiais e Culturas, docente de Arqueologia no Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Secretária do Comitê sobre Mudanças Climáticas e Patrimônio do Icomos-BR. A mediação fica a cargo de Martinelly Martins, tecnóloga em Conservação e Restauro, servidora do Museu Regional de São João del-Rei e membro-fundadora da Rede do Patrimônio.

Ainda na quarta-feira (24), às 15h, é a vez do Bate-papo com o artista Bruno de Souza, autor de “TERRITÓRIO: Entre o Corpo e a Paisagem”.Na ocasião, o artista plástico compartilha detalhes sobre a criação de suas pinturas, questões da ancestralidade, do cotidiano e vivências que a cidade lhe proporciona. Como multiartista, já participou de exposições coletivas e individuais nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Encerrando a programação, no dia 26, às 18h30min, realizamos a roda de conversa “Serra do Lenheiro e o Canal dos Escravizados: O trabalho de conservação de um patrimônio de São João del-Rei por meio do princípio da cidadania”. Com o intuito de promover uma discussão sobre a preservação da Serra do Lenheiro e difundir o trabalho de recuperação do Canal dos Escravizados, a roda será um momento de encontro para reflexão sobre esse patrimônio são-joanense e os desafios enfrentados para sua preservação. Uma parceria com o Festival Serra do Lenheiro e com a presença dos convidados Claudinei Vicente, Edmilson de Sales e José Félix Martin.


A programação é gratuita! Participe!
Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus é um evento cultural anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), criada com o objetivo de intensificar a relação entre os museus e a sociedade, promovendo a valorização do patrimônio cultural brasileiro. Durante a Primavera dos Museus, atividades são organizadas por instituições museológicas em todo o país, atraindo um público diversificado e incentivando a participação comunitária.
A 19ª edição é uma oportunidade para pensar nas instituições culturais como espaços ativos, vivos e críticos na promoção de justiça socioambiental, capazes de mobilizar e colaborar com a sociedade na construção do futuro.
Resumo da Programação:
19/09 às 19h, no Museu Regional – Inauguração da exposição “TERRITÓRIO: Entre o Corpo e a Paisagem”
23/09 às 14h30min, no Museu Regional – Mesa Redonda: “Mudanças Climáticas e efeitos em São João del-Rei: uma análise multiescalar”
24/09 às 09h30min, ao vivo no YouTube do Museu Regional – Live: “Espaços museais em contexto de mudanças climáticas”
24/09 às 15h, no Museu Regional – Bate-papo com o artista Bruno de Souza, autor de “TERRITÓRIO: Entre o Corpo e a Paisagem”
26/09 às 18h30min, no Museu Regional – Roda de Conversa: “Serra do Lenheiro e o Canal dos Escravizados: O trabalho de conservação de um patrimônio de São João del-Rei por meio do princípio da cidadania”