O Museu Regional de São João del-Rei (MRSJDR) recebe a exposição de pinturas “Cabaret”, da artista plástica Lígia Vellasco. A pintora, que realizou sua primeira mostra há quase 60 anos no Museu Regional, traz 12 quadros para esta nova exposição, que aborda o estilo sedutor e sensual de mulheres que usam do corpo – e da alma – para ganhar a vida. A mostra acontece entre os dias 18 de fevereiro e 13 de março.
Segundo o artista plástico Airton Ribeiro, as telas trazem cores harmônicas e traçados fortes. “As personagens de Lígia são solitárias, indecifráveis, de rosto indefinido e olhares escusos”, comenta Ribeiro. Concebidas entre 2014 e 2015 em óleo sobre tela, possuem uma marca registrada da artista, na sobreposição de tintas e no equilíbrio e harmonia das suas criações.
Em contraste ao modo de vida tradicional de São João del-Rei, a “mais antiga das profissões” adentra o espaço da arte e se mistura à História, numa exposição que trata da boemia nos cabarés do final do século XIX. Os grandes decotes e as roupas curtas de cores vibrantes se contrapõem à formalidade dos ternos e das cartolas, em ambientes da Belle Èpoque, período de otimismo e estabilidade.
Natural de São João del-Rei, Lígia Vellasco pinta e expõe seu trabalho desde 1958. Já morou no Rio de Janeiro e em Ouro Preto e foi aluna de importantes artistas como João Quaglia e Jair Inácio. Ao todo foram mais de 25 exposições individuais e dezenas de coletivas, feitas pela artista no Brasil e exterior.