Balanço

Balanço 18ª Primavera dos Museus

publicado: 01/10/2024 17h07, última modificação: 01/10/2024 17h13

A 18ª edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), aconteceu entre os dias 23 e 29 de setembro.

Com o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”, o objetivo foi refletir sobre como aprimorar a acessibilidade e a inclusão nos espaços museais. A discussão é fundamental para que no futuro possamos eliminar as barreiras nos museus, sejam elas urbanísticas, arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais ou tecnológicas.

No dia 25 de setembro, o Museu Regional de São João del-Rei recebeu o Quarteto Del Rey para a apresentação do concerto “Brasilidade I”. Com um repertório totalmente dedicado à música brasileira, a apresentação contou com convidados especiais e encantou o público que lotou o salão do Museu. Ao todo, 73 pessoas prestigiaram a apresentação.

Nos últimos dias, 26 e 27, a equipe do Núcleo Educativo realizou oficinas com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São João Del Rei-MG (APAE/SJDR) sobre a temática “Os Retratos e Eu no Museu”. Os estudantes da APAE foram convidados para conversar sobre arte e retratos, além de também colocarem as mãos na massa e produzirem suas próprias pinturas.

As turmas na faixa etária de 3 a 12 anos, totalizando 62 participantes, entraram em contato com quadros famosos da História da Arte para que pudessem se inspirar na criação de seus próprios autorretratos. A ideia principal, para além de criar um espaço de vivências no museu, era proporcionar que as crianças pudessem usar da atividade com retratos para se identificarem e valorizarem suas características físicas. Para isso foi reforçado que não existia uma forma correta de se autorretratar, mas que era válida toda forma de expressão artística.

Durante os dois dias, os alunos também foram levados para conhecer o Órgão de Tubos do Museu e assistir ao concerto gravado pela organista Elisa Freixo, escutando composições musicais do barroco e complementando as atividades do dia. Essa atividade só foi possível graças à colaboração e o apoio das professoras, coordenadoras e equipe de apoio da APAE-SJDR, que completou 57 anos no dia 30 de setembro.